Gustavo Ciríaco apresenta "Coleções em viagem / Roda Viva" no Chile

Internacionalização
Gustavo Ciríaco apresenta "Coleções em viagem / Roda Viva" no Chile
com o apoio da DGARTES

JOAO GRAMA

RODA-VIVA / RUEDA DE LA FORTUNA
Através das palavras nomeamos e interpretamos situações, através delas o desconhecido torna-se tangível, o inefável imaginável. O que pode acontecer no encontro entre palavras e a materialidade do mundo? Como os significados das palavras podem ser afetados pelos verbos e qualidades associados aos materiais?
RODA VIVA é uma obra interativa do coreógrafo brasileiro Gustavo Ciríaco, em colaboração com o cenógrafo João Gonçalo Lopes e o designer de luz Tomás Ribas inspirada na poética espacial da coreógrafa portuguesa Claudia Dias e o impacto da experiência vivida em sua infância de ver Guernica, obra-manifesto célebre do pintor espanhol Pablo Picasso contra a guerra e a injustiça.
Em um momento em que o mundo parece repetir em diversas formas o vivido em Guernica, faz-se mais ainda pertinente a discussão e reflexão ética das bases que nos unem neste mundo em precipício. Como posicionar a arte como um ponto de vista crítico no mundo, ou melhor, como convidar as pessoas a tomarem consciência ativa das questões prementes do momento através de um dispositivo performativo que mistura nomeação e representação? Entre o testemunho e a exposição, escrutínio e o espetáculo, o voyeurismo e o acontecimento, que palavras nos orientam, constroem e aproximam?
RODA VIVA faz parte do projeto Cobertos pelo Céu, uma coleção de performances e instalações concebida pelo artista brasileiro Gustavo Ciríaco que revisita experiências de espaço marcantes vividas por artistas europeus e sul-americanos cujas obras revelam poéticas espaciais multiformes e transdisciplinares.
Ao mergulhar na poética espacial de - e em diálogo com - artistas europeus e sul-americanos, o projeto deseja tornar visível e experiencial o processo dinâmico através do qual as suas arquitecturas efémeras particulares são criadas e ajudar a repensar o inominável que evocam. Trabalhando em campos artísticos muito diferentes, estes artistas partilham uma linha comum: a noção de território e a sua transformação poética em direção a um universo próprio.

_
FICHA ARTÍSTICA E TÉCNICA:
Concepção e direção artística Gustavo Ciríaco (Br)
Colaboração artística Gonçalo Lopes (Pt) e Tomás Ribas (Br)
Artista convidada Cláudia Dias (Pt)
Cenografia João Gonçalo Lopes (Pt)
Iluminação Tomás Ribas (Br)
Administração Missanga Antunes
Direção de produção Jorge Figueiredo
Realização Efémera Colecção
Residências de criação Devir/CAPA (Faro), Residências Artísticas Pico do Refúgio (Rabo de Peixe), Novo Negócio/ZDB(Lisboa), NAVE (Santiago) Apoio à pesquisa THIRD - Academy of Dance and Theatre - Amsterdam University of the Arts
Apoio República Portuguesa - Cultura - DGARTES - Direção Geral das Artes

_
LOCAIS, DATAS E HORÁRIOS DE APRESENTAÇÃO:
NAVE
Calle Libertad 410
Santiago, Chile
Sexta feira e Sábado, 15 e 16 de Março, 2024
17h, 19h e 21h
LINK: https://nave.io/programa/roda-viva/

_
INFORMAÇÕES SOBRE BILHETEIRA:
15 de março
17:00 h – $4.400
19:00 h – $5.500
21:00 h – $5.500
16 de março
17:00 h – $4.400
19:00 h – $5.500
21:00 h – $5.500

_
LINK PARA SITE:
www.gustavociria.com

 

 

 

 

 


Data de publicação: 13-03-2024