Ciclo PortugalSom: Terceiro concerto revisita obra de Marcos Portugal

música
Ciclo PortugalSom: Terceiro concerto revisita obra de Marcos Portugal
Temporada de Concertos Antena2, dia 25 de março na ESML

Os duos Margarida Simões & Mariana Santos e Tiago Simas & Maria Catarino integram o terceiro concerto do Ciclo PortugalSom, inserido na Temporada de Concertos Antena 2, que terá lugar a 25 de março, pelas 19h, no Auditório Vianna da Motta, na Escola Superior de Música de Lisboa (ESML).

Margarida Simões (soprano) e Mariana Santos (tiorba) interpretarão Udite Amanti (“Ouçam, amantes”), um programa que convida todos os amantes a uma reflexão íntima sobre suas experiências amorosas. Apresenta como ponto de partida os diferentes cenários das obras apresentadas de Barbara Strozzi, Henry Purcell, Tarquinio Merula e ainda Marcos Portugal, um dos compositores que integram o catálogo da linha editorial Partituras PortugalSom.

Tiago Simas (tenor) e Maria Catarino (piano) interpretarão Robert Schumann, com Dichterliebe, um ciclo de dezasseis canções sobre poemas de Heinrich Heine (1797–1856). Dichterliebe (Amor de Poeta) abre ao ouvinte uma dimensão musical desconhecida e inovadora, na qual um discurso sentimental objetivo dialoga com um discurso emotivo abstrato.

Consulte a Folha de Sala aqui.

Mais informação: Margarida Simões & Mariana Santos, Tiago Simas & Maria Catarino | 25 de março | 19h00

Resultado de uma parceria entre a DGARTES, a Escola Superior de Música de Lisboa e a Antena 2, o Ciclo PortugalSom consiste num programa de concertos abertos ao público, transmitidos pela Antena 2, com curadoria da ESML e interpretação por músicos estudantes desta escola superior. Com uma periodicidade mensal e uma duração aproximada de 50 minutos, este programa procura dar destaque a compositores e obras do catálogo da PortugalSom e divulgar novos intérpretes e compositores.

 

Ouça o próximo andamento da PortugalSom.

 

Esta parceria entre a DGARTES, a Escola Superior de Música de Lisboa e a Antena 2 tem como objetivo divulgar e tornar acessível o património da PortugalSom, aproximando a música de compositores e intérpretes portugueses do grande público e refletindo sobre a importância dos arquivos musicais na preservação, disseminação e compreensão da riqueza cultural e artística da música portuguesa.

 

PortugalSom: Nota histórica

Nascido em 1978, como Discoteca Básica Nacional, este foi um projeto editorial criado pelos Serviços de Música da Secretaria de Estado da Cultura (então Direção-Geral da Ação Cultural), pela mão do seu Diretor, o Arq.º Romeu Pinto da Silva. O seu objetivo principal foi promover a divulgação da música erudita de autores (compositores e intérpretes) portugueses, contrariando a sua ausência no mercado discográfico e o distanciamento do grande público em relação à cultura musical erudita portuguesa. A partir de 1987, para facilitar um contacto mais direto com o público nacional e internacional, a Discoteca Básica Nacional foi substituída pela etiqueta PortugalSom. A sua coleção abrange os diversos tipos de música sinfónica, coral-sinfónica, de câmara, vocal e instrumental, mas também música tradicional, o que permitiu, ao longo dos anos, criar um catálogo com cerca de 130 títulos que ainda hoje é o que proporciona o leque mais amplo de obras dos compositores portugueses, integrando os mais prestigiados solistas e orquestras nacionais e também intérpretes e agrupamentos internacionais. Complementarmente, e aproveitando o amplo suporte áudio da etiqueta PortugalSom, em 2006 a Direcção-Geral das Artes, então Instituto das Artes, criou uma linha editorial que dava acesso, nacional e internacional, a partituras de obras de compositores portugueses, emergentes e consagrados, dos séculos XIX, XX e XXI, procurando inverter a escassa divulgação do repertório musical português junto do público especializado e de potenciais difusores (orquestras, agrupamentos musicais, estudantes e investigadores de música). A linha editorial de partituras terminou em 2010 e a discográfica em 2011.

 


Data de publicação: 13.03.2024