Residência ARTcib SciArt

oportunidade
Residência ARTcib SciArt
[candidaturas abertas]

Decorre até 12 de maio de 2024 o prazo de candidaturas à primeira Residência ARTcib SciArt.

A Open Call visa a seleção de um artista para explorar a pesquisa a decorrer em três grupos de investigação em microbiologia, com enfoque no papel das leveduras como agentes transformadores, no potencial de sistemas autossustentáveis no que respeita aos ciclos de carbono e nutrientes, e na modelagem computacional de organismos e respetivas configurações no contexto de um discurso artístico contínuo em relação à arte espacial.

A residência, com uma duração mínima de oito semanas, realizar-se-á em Viena com cientistas de três universidades diferentes. 

O período de residência presencial ocorrerá entre o verão de 2024 e o início da primavera de 2025, podendo ser dividido em várias visitas mais curtas. Entre as visitas, haverá sessões online.

A primeira fase da residência será dedicada à investigação artística, exploração e colaboração arte-ciência, incluindo potencial trabalho prático nos laboratórios, uma experiência artística conjunta e trabalho dedicado com os parceiros científicos que trabalham em modelos computacionais.

A segunda fase da residência centrar-se-á na definição de uma obra de arte original e de vanguarda e na sua produção. 

No verão de 2025, a obra será exibida como parte de uma exposição coletiva internacional de grande visibilidade.

Os benefícios atribuídos ao candidato selecionado incluem honorários do artista (€ 10.000], um orçamento de produção para a criação da nova obra (até € 25.000) e a cobertura de despesas de viagem e alojamento.

A iniciativa é lançada pelo Centro Austríaco de Biotecnologia Industrial – acib  (Austrian Centre of Industrial Biotechnology).

Mais informações

 

 

 


Data de publicação: 05.04.2024