Abril Saiu à Rua – 5.0 procura Murais de Revolução

artes visuais
Abril Saiu à Rua – 5.0 procura Murais de Revolução
Comemorações dos 50 anos do 25 de Abril

"Abril Saiu à Rua – 5.0" é um projeto na área dos Novos Media que tem como proposta a revisitação dos murais que marcaram as ruas de Portugal no período pós 25 de Abril.

Inclui uma aplicação web, que dá a oportunidade a qualquer pessoa de criar novos murais virtuais, utilizando elementos gráficos retirados dos murais históricos, bem como novos elementos inseridos ao gosto do utilizador através de desenho livre.

E uma APP móvel na qual estas novas criações podem depois ser projetadas numa parede de uma qualquer rua, através da funcionalidade de realidade aumentada. A APP permite ainda conhecer os Murais da Revolução originais, que se encontravam dispersos por todo o País.

O projeto da autoria de Rui Avelans Coelho está aberto à participação. Quem tiver imagens de murais nos seus arquivos, poderá enviá-las através de murais25abril@gmail.com. As imagens partilhadas seriam depois inseridas nas aplicações desenvolvidas.

ABRIL SAIU À RUA – 5.0 é um dos 45 projetos apoiados pelo programa «Arte pela Democracia», uma iniciativa da Comissão Comemorativa 50 anos 25 de Abril em parceria com a Direção-Geral das Artes.

 


Data de publicação: 10.04.2024