Ciclo PortugalSom: Orquestra Sinfónica da Escola Superior de Música de Lisboa em concerto no Auditório Vianna da Motta

música
Ciclo PortugalSom: Orquestra Sinfónica da Escola Superior de Música de Lisboa em concerto no Auditório Vianna da Motta
Parceria DGARTES, Antena 2 e Escola Superior de Música de Lisboa

O Auditório Vianna da Motta abre mais uma vez as portas ao Ciclo PortugalSom, inserido na Temporada de Concertos Antena 2, para um concerto da Orquestra Sinfónica da Escola Superior de Música de Lisboa. Será o quarto concerto deste Ciclo, a ter lugar no dia 19 de abril, pelas 19h, na Escola Superior de Música de Lisboa.

Com direção de José Eduardo Gomes e José Pedro Ribeiro como pianista solista, o programa deste concerto inclui obras de Claude Debussy, Fernando Lopes-Graça e Franz Liszt.

A primeira obra do concerto – Prelude à l'après-midi d'un Faune – é um Poema Sinfónico escrito por Debussy em 1865, baseado no poema homónimo de Mallarmé.

Segue-se o 2º Concerto para Piano e Orquestra de Fernando Lopes-Graça, datado de 1942 e por ele revisto em 1952 e em 1971. O concerto é dedicado à pianista Marie Antoinette Lévèque de Freitas Branco, que o estreou, em Lisboa, a 22 de julho de 1953, sob a batuta do marido, o maestro Pedro de Freitas Branco. A 2.ª revisão, que será executada neste concerto, foi estreada em 2001, em Espinho, tendo como solista Miguel Henriques e maestro Martin André. Esta é uma peça que faz parte do espólio de partituras de trabalho da PortugalSom, que se encontra depositado na biblioteca da ESML.

A fechar o concerto, Les Préludes, de Franz Liszt. Escrita durante o período em que viveu em Weimar, esta obra foi estreada pelo compositor a 23 de fevereiro de 1854.

Mais informação: Orquestra Sinfónica da ESML | 19 de abril | 19h00

 

Ouça o próximo andamento da PortugalSom.

 


O Ciclo PortugalSom consiste num programa de concertos abertos ao público, transmitidos pela Antena 2, com curadoria da ESML e interpretação por músicos estudantes desta escola superior, com uma periodicidade mensal e uma duração aproximada de 50 minutos.

Esta parceria entre a DGARTES, a Escola Superior de Música de Lisboa e a Antena 2 tem como objetivo divulgar e tornar acessível o património da PortugalSom, aproximando a música de compositores e intérpretes portugueses do grande público e refletindo sobre a importância dos arquivos musicais na preservação, disseminação e compreensão da riqueza cultural e artística da música portuguesa.

 

PortugalSom: Nota histórica

Nascido em 1978, como Discoteca Básica Nacional, este foi um projeto editorial criado pelos Serviços de Música da Secretaria de Estado da Cultura (então Direção-Geral da Ação Cultural), pela mão do seu Diretor, o Arq.º Romeu Pinto da Silva. O seu objetivo principal foi promover a divulgação da música erudita de autores (compositores e intérpretes) portugueses, contrariando a sua ausência no mercado discográfico e o distanciamento do grande público em relação à cultura musical erudita portuguesa. A partir de 1987, para facilitar um contacto mais direto com o público nacional e internacional, a Discoteca Básica Nacional foi substituída pela etiqueta PortugalSom. A sua coleção abrange os diversos tipos de música sinfónica, coral-sinfónica, de câmara, vocal e instrumental, mas também música tradicional, o que permitiu, ao longo dos anos, criar um catálogo com cerca de 130 títulos que ainda hoje é o que proporciona o leque mais amplo de obras dos compositores portugueses, integrando os mais prestigiados solistas e orquestras nacionais e também intérpretes e agrupamentos internacionais. Complementarmente, e aproveitando o amplo suporte áudio da etiqueta PortugalSom, em 2006 a Direcção-Geral das Artes, então Instituto das Artes, criou uma linha editorial que dava acesso, nacional e internacional, a partituras de obras de compositores portugueses, emergentes e consagrados, dos séculos XIX, XX e XXI, procurando inverter a escassa divulgação do repertório musical português junto do público especializado e de potenciais difusores (orquestras, agrupamentos musicais, estudantes e investigadores de música). A linha editorial de partituras terminou em 2010 e a discográfica em 2011.

 


Data de publicação: 11.04.2024