O Museu Nacional das Belas Artes em Santiago do Chile acolhe, de 17 a 20 de abril, a XXI Reunião do Conselho Intergovernamental do IBERMÚSICAS.
Esta iniciativa será realizada no âmbito do MICSUR 2024 – Mercado das Indústrias Culturais do Sul, promovido pelo Ministério da Cultura, das Artes e do Património do Chile.
Na agenda da reunião está prevista a apresentação dos projetos transversais Observatório Musical IBERMÚSICAS, Iber global e Acessibilidade no IBERMÚSICAS. Será anunciado o lançamento do Catálogo Ibero-Americano de Partituras e será apresentado o balanço do trabalho realizado pela RIOS – Rede Ibero-Americana de Orquestras Sinfónicas. As próximas linhas de apoio e prémios IBERMÚSICAS serão aprovados pelo Conselho e, pela primeira vez, será proposto um projeto especial desenvolvido pelo Brasil e por Portugal para a circulação de músicos dos países da CPLP pelo espaço Ibero-Americano.
Estarão presentes nesta reunião os representantes nacionais dos 15 países-membros e da unidade técnica, da SEGIB, e de um representante da CPLP, Doutor João Ima-Panzo. A representação nacional nesta reunião será assegurada por Sérgio de Almeida, técnico superior do setor da internacionalização da DGARTES.
A Direção-Geral das Artes é, desde 2020, o organismo responsável pela operacionalização, em Portugal, do programa IBERMÚSICAS, tendo sido apoiados financeiramente mais de 70 projetos artísticos no quadro deste programa de cooperação Ibero-Americano na área da Cultura.
Data de publicação: 16.04.2024