Vouzela volta a ser o palco de "A arte do encontro caramulano"

Residência Artística
Vouzela volta a ser o palco de "A arte do encontro caramulano"
residência | binaural nodar

Entre 2 e 5 de maio, a vila de Vouzela e aldeias em redor voltarão a ser o palco da residência artística colaborativa "A arte do encontro caramulano", uma coprodução anual entre a Binaural Nodar e o Mestrado em Criação Artística Contemporânea da Universidade de Aveiro com coordenação de Paulo Bernardino e Luís Costa. Este ano, a iniciativa irá contar com a presença de cerca de vinte professores e alunos. 

"A arte do encontro caramulano" caracteriza-se por uma forte componente de contacto com a paisagem, com a palavra direta e com "a empatia entre formas de viver e habitar diferentes". O objetivo é "voltar ao contacto com a terra, com a escuta atenta e com a partilha não mediada de memórias. Voltar também a acolher os corpos, as vozes e os desejos de expressão criativa por parte de jovens artistas". 

A apresentação pública está marcada para os dias 4 e 5 de maio, no Lafões Cult Lab (Vouzela), entre as 17h e as 20h.

De destacar que a parceria contínua entre a Binaural Nodar e o Mestrado em Criação Artística Contemporânea da Universidade de Aveiro celebram em 2024 treze anos de múltiplas atividades conjuntas. Coorganizada no território de Viseu Dão Lafões desde 2011, a residência "A Arte do Encontro Caramulano" motivou, em 2022, a exposição retrospetiva “Entre tempos e lugares” no edifício do Departamento de Comunicação e Arte da Universidade de Aveiro. O conceito desta já longa parceria tem estado ligado à ideia de complementaridade, quer territorial (o Rio Vouga enquanto símbolo da ligação entre comunidades de montanha e marítimas), quer artística (as paisagens sonoras e a arte sonora enquanto áreas interessantes para a inserção em projetos de criação artística contemporânea numa perspetiva multidisciplinar).


FICHA ARTÍSTICA E TÉCNICA

Uma coprodução entre Binaural Nodar e o Mestrado em Criação Artística Contemporânea da Universidade de Aveiro, com apoio logístico da Universidade de Aveiro.
Coordenação da residência artística: Paulo Bernardino e Luís Costa
Equipa docente: Paulo Bernardino, Gilvano Dalagna e Sérgio Eliseu
Coordenação de ateliê de paisagens sonoras: Luís Costa
Produção local: Liliana Silva e Ana Margarida Ferreira
Documentação fotográfica e audiovisual: Liliana Silva e Ana Margarida Ferreira
Desenho gráfico: Liliana Silva (Binaural Nodar)


LOCAIS, DATAS E HORÁRIOS

Residência Artística:
De 2 a 5 de maio 2024

Horários:
Quinta-feira, 2/5, das 16h30 às 22h30
Sexta-feira, 3/5 e sábado, 4/5 das 9h30 às 22h30
Domingo, 5/5, das 9h30 às 13h30.

Apresentação pública: sábado, 4/5 entre as 17h00 e as 20h00
Ponto de encontro: Lafões Cult Lab (Vouzela)


MAIS INFORMAÇÕES

www.binauralmedia.org