A Direção-Geral das Artes apresenta no próximo dia 4 de maio o livro "Programa Saber Fazer Portugal", uma edição que reúne informação sobre artesãos, matérias-primas, conhecimentos e tecnologias que contam a história viva das artes e dos ofícios portugueses. O lançamento decorrerá no Centro de Artes das Caldas da Rainha, pelas 14h30, com apresentação a cargo do Diretor-Geral das Artes, Américo Rodrigues. A sessão contará, ainda, com a presença do Presidente da Câmara Municipal das Caldas da Rainha, Vítor Marques, e da Secretária de Estado da Cultura, Lurdes Craveiro.
“O lançamento deste livro constitui mais um passo decisivo no objetivo de promover o saber-fazer português, dando a conhecer uma vasta rede de colaboração entre artesãos, artífices e pequenas unidades de produção que valorizam saberes ancestrais. Depois do repositório digital, esta obra materializa um trabalho de investigação e promoção que tem de estar ao serviço do País, dando a conhecer um património que encontra raízes no passado para se projetar em objetos do presente e com futuro,” (Diretor-Geral das Artes, Américo Rodrigues)
O livro apresenta-nos as linhas estratégicas do Programa Saber Fazer, de forma a enquadrar as artes que integram o repositório digital, as Rotas e a Rede Saber Fazer, assim como os Laboratórios de Intervenção Territorial e outras atividades em curso, incluindo a Exposição “Produção artesanal portuguesa; a atualidade do Saber-Fazer ancestral”.
A sessão de apresentação contará, também, com a participação de vários artesãos, da cutelaria aos bordados, passando pela cerâmica, numa mesa de conversa moderada por Teresa Perdigão. Participam na conversa Principelina Loução (Bordados), Carlos Enxuto (Cerâmica), Paulo Tuna (Cutelaria das Caldas da Rainha) e Gilberto Ferreira (Cutelaria de Bragança).
MAIS INFORMAÇÕES
Data de publicação: 30.04.2024