Exposição "once in a hundred years" inaugura na Suíça

Internacionalização
Exposição "once in a hundred years" inaugura na Suíça
18 de maio 2024

Sid Iandovka / Leslie Thornton, twins of earth, 2024, still de vídeo. Cortesia dos artistas e Maumaus/Lumiar Cité

A Exposição once in a hundred years, uma co-produção Kunsthalle Friart Fribourg e Maumaus/Lumiar Cité, reúne obras de Sid Iandovka e Anya Tsyrlina e de Leslie Thornton e Thomas Zummer. A obra de Iandovka e Tsyrlina incorpora e desmonta tecnologias e formas numa meditação peculiar sobre o absurdo e o sublime que percorrem os recantos escuros da consciência, da memória, da história e da humanidade. Thornton é reconhecida pelo seu papel pioneiro na exploração artística dos media como forma de arte contemporânea. Zummer é um artista conceptual/materialista e as suas capacidades invulgares como desenhador foto-realista são frequentemente um subterfúgio para a prática da filosofia através de atos de criação de imagens.

once in a hundred years reúne obras históricas e outras novas, incluindo uma nova colaboração entre Iandovka e Thornton, que exploram, entre outras coisas, as afinidades artísticas que os artistas sentiram aquando do seu encontro recente. A exposição desenvolve-se em torno de um novo trabalho epónimo de Iandovka e Tsyrlina – uma experiência ambiciosa de um fluxo lento em que o trabalho opera dentro dos seus próprios termos, instável e estranho, livre das ordens familiares da perceção mediada.

Com uma instabilidade disfarçada de história, once in a hundred years evoca um conto pós-punk reimaginado, um “espaço de histórias” em que a forma narrativa se desdobra em cantos efémeros, numa eulogia ao presente vivo, como um sinal num deserto inquietante.

Enquanto projeto conjunto entre Lumiar Cité e Kunsthalle Friart Fribourg (Suíça), once in a hundred years também explora as diferenças entre as condições históricas e arquitetónicas das duas instituições.

Anya Tsyrlina e Sid Iandovka (nascidos em Novosibirks, antiga União Soviética) conheceram-se na adolescência enquanto membros de uma banda de noise. Desde então, têm colaborado por meio de uma abordagem singular de produção independente em diferentes meios. A sua prática ocorre na condição de apátridas, não identificados com uma comunidade, uma identidade e um contexto específico. Da mesma forma, os seus métodos de trabalho não são o produto de instituições educativas ou profissionais e não consideram relevante encontrar um enquadramento teórico para a sua obra.

Leslie Thornton (EUA) possui um corpo de trabalho que se estende por mais de cinquenta anos e faz a ponte entre as práticas e as tecnologias do cinema e dos media contemporâneos. A sua obra foi apresentada em eventos, museus e outros espaços, incluindo: MoMA (Nova Iorque), MoMA PS1 (Nova Iorque), Whitney Biennial (Nova Iorque), documenta (Kassel), Centre Pompidou (Paris), Raven Row (Londres) e CAPC Musée d’art Contemporain de Bordeaux. Entre as retrospetivas do seu trabalho, destacam-se: Anthology Film Archives (Nova Iorque), Brooklyn Academy of Music (BAM) e MIT List Visual Arts Center (Cambridge, EUA). Thornton foi distinguida com inúmeros prémios e bolsas, incluindo: Maya Deren Award for Lifetime Achievement, Alpert Award in the Arts for Media, Guggenheim Fellowship e Rockefeller Fellowship. Entre as suas residências artísticas recentes, destacam-se: CERN (Meyrin, Suíça) e Caltech (Pasadena, EUA). Leslie Thornton é professora emérita da Brown University (Providence, EUA).

Thomas Zummer (EUA) trabalha como académico, escritor, artista e curador, sendo o seu trabalho inspirado pela fluidez com que atravessa as fronteiras desses domínios. Entre as instituições e espaços onde apresentou o seu trabalho, destacam-se: Drawing Room (Londres), Fundació Antoni Tàpies (Barcelona), Kunsthal Extra City (Antuérpia) e WhiteBox (Nova Iorque). Em 1994, Thomas Zummer foi responsável (com Robert Reynolds) pela curadoria de CRASH: Nostalgia for the Absence of Cyberspace, a primeira grande exposição com uma proporção significativa de obras digitais/online, de telepresença e de outras formas de transmissão. Ainda no campo da curadoria, destacam-se as seguintes instituições e espaços: Wexner Center for the Arts (Columbus), Thread Waxing Space (Nova Iorque), Katonah Museum of Art (Nova Iorque), Anthology Film Archives (Nova Iorque) e Palais des Beaux-Arts (Bruxelas). Zummer vive e trabalha em Croton-on-Hudson (EUA) com a sua companheira Leslie Thornton.

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Ficha técnica:
Artistas plásticos: Sid Iandovka & Anya Tsyrlina com Leslie Thornton & Thomas Zummer
Direção artística (Lumiar Cité): Jürgen Bock
Direção artística (Friart): Nicolas Brulhart

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Locais, datas e horários de apresentação:
Kunsthalle Friart Fribourg
Petites-Rames, 22
1700 Fribourg
Suíça

18.05. – 28.07.2024  
Quarta a Sexta: 12h00 – 18h00
Sábado a Domingo: 13h00 - 18h00

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Informação sobre bilheteira:
Acesso grátis. Todos os públicos.

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Link para site:
www.maumaus.org

www.friart.ch