ATRAVESSAR, performance de Bárbara Faustino pelo Bairro Celeiros

Workshop
ATRAVESSAR, performance de Bárbara Faustino pelo Bairro Celeiros
Évora

Do Rossio de São Brás ao Largo da Misericórdia, do Largo da Porta de Moura ao Largo de São Vicente, o Bairro Celeiros surge em 2022, um projeto da PédeXumbo para o local que habita há mais de duas décadas. Este bairro-sonho tem diferentes espaços que se oferecem como lugares de programação, encontros culturais, trabalho coletivo e participado e chega a praças, largos, esplanadas, chega aos residentes, comerciantes, vizinhos e visitantes. Estamos cá o ano inteiro, mas há uma época especial para sentir este bairro: a Primavera!

O calor aquece as esplanadas, mas sem queimar. Os Meninos da Graça descansam ao sol. Os jacarandás pintam as praças e as pessoas saem à rua. Há exposições, música, teatro e dança. Comida deliciosa e sobremesas gulosas! O convite é simples: venham viver o Bairro Celeiros!

EM MAIO, a artista Bárbara Faustino, vencedora da Bolsa de Criação “Dançar Ocupando o Bairro Celeiros”, está em residência artística em Évora para a criação da performance «ATRAVESSAR – a invenção de um percurso dançado pelo Bairro Celeiros». Em relação direta com o bairro através da sua arquitetura, tecido social, histórico e humano, esta criação site specific convida-nos ao movimento neste lugar da cidade! Ficam convidad@s para este percurso dançado, no dia 24 de maio, com início às 18h30, no Espaço Celeiros (Antigos Celeiros da Epac, Rua do Eborim 16, Évora).

_
Ficha artística:

Bárbara Faustino (BR/PT) - criação, coreografia e performance:

Bailarina, performer e professora de dança formada pela Escola Municipal de Bailado do Teatro Municipal de São Paulo, onde cursou: Dança Clássica, Dança Moderna (Martha Graham), Anatomia, História da Arte, História da Dança, Música, Criatividade e Improvisação. Também é Licenciada em Dança pelo curso de Dança e Movimento da Universidade Anhembi Morumbi e fez o Curso para

professores de Pré-Primary e Primary da Royal Academy of Dance of London.

Radicada em Portugal desde 2014, trabalhou como bailarina, gestora e professora de dança no Musibéria – Centro Internacional de Músicas e Danças do Mundo Ibérico – em Serpa, no Alentejo, onde desenvolveu pesquisa autoral nas áreas do ensino e da criação em dança. Atualmente reside em Lisboa, onde trabalha como professora de dança em espaços como a Academia Inatel e o Fórum Dança, além de seguir com a sua pesquisa artística autoral, nos cruzamentos entre o ensino, a performance e a criação. Participou da remontagem da peça THE SHOW MUST GO ON, de Jérôme Bel. Fundou a HIDRA cia. de dança, em parceria com a bailarina argentina Janice Iandritsky e também faz parte do Mosaicollective.

 

Ariel Rodriguez (AR) - criação da paisagem sonora:

Músico, é licenciado em Composição Musical pela Universidade Nacional de Villa María (Córdoba, Argentina). Com uma extensa trajetória como compositor, intérprete e docent, brindou aulas, concertos e cursos em diversas instituições de formação tanto no nível primário, secundário, e Universitário; foi professor das cátedras de “Técnica de Contraponto I”, “Técnica de Contraponto II” e “Composição e arranjos IV” da já mencionada Universidade.

Nos últimos vinte anos desenvolveu uma trajetória profissional ininterrupta, na qual inclui uma série de atividades culturais, festivais, concertos, gravações, masterclass e workshops entre outros. Conta com um total de 4 discos autorais realizados e mais de 30 participações em projetos como colaborador, seja tanto como compositor, intérprete, arranjador ou produtor musical entre outras colaborações. O seu quinto trabalho discográfico intitulado “Frente e Verso” integrado por uma série de nove músicas próprias e alheias encontra-se pronto a ser lançado.

Entre os períodos 2017-2020 trabalhou no Musibéria -Centro Internacional de Músicas e Danças do Mundo Ibérico- (Serpa, Portugal) como criador residente, gestor cultural, técnico de gravação, pós-produção de áudio e professor de piano. Dentro desta instituição participou em mais de 35 projetos que por ali passaram, incluindo tanto colaborações técnicas como artísticas.

_
Ficha técnica:

Um Projeto PédeXumbo | Bolsa «Dançar Ocupando o Bairro Celeiros» PédeXumbo | Criação’24 Bárbara Faustino | Investigação «Passo a passo, a caminhar pela Bairro Celeiros»’23 Colectivo Til Estrutura Financiada por DGARTES, República Portuguesa – Cultura |  Apoio Câmara Municipal de Évora, União das Freguesias de Évora (Centro Histórico de Évora) | Parceiros de Bairro Antípoda, a Bruxa Teatro, Grupo Cantares de Évora | Parceiro de Comunicação DianaFM | Imagem Cristina Viana | Vídeo Carolina Lecoq | Fotografia FU QIANG, BEATRIZ NUNES

_
Locais, datas e horários de apresentação:
Espaço Celeiros
Antigos Celeiros da EPAC
Rua Eborim, 16, Évora
24 maio - 18h30

_
Link para site:
WWW.PEDEXUMBO.COM