Palcos Instáveis abre open call > candidaturas até 30 de junho

oportunidade
Palcos Instáveis abre open call > candidaturas até 30 de junho
Porto e região Norte

© José Caldeira / “Sagração de quem Era”, de Margarida Constantino / Palcos Instáveis

Palcos Instáveis é um projeto de incentivo à criação emergente na área da dança contemporânea. Destina-se a criadores que possam estar em diferentes níveis de consolidação que pretendam desenvolver e apresentar novas obras coreográficas, num contexto profissional. As propostas selecionadas beneficiam de uma bolsa de criação, espaço de residência, acompanhamento artístico, apoio à produção, e apresentação no Teatro Campo Alegre. O ciclo é promovido pela Instável, em coprodução com o Teatro Municipal do Porto. Desde 2012, foram apoiadas e apresentadas mais de 150 novas criações.

A open call dirige-se a coreógrafos naturais ou residentes na cidade do Porto e região Norte, com trabalho já desenvolvido na área da coreografia ou que estejam em fase de desenvolvimento das suas primeiras peças. Poderão, ainda, candidatar-se outros criadores, nomeadamente estrangeiros, que desenvolvam um trabalho de cocriação com coreógrafos naturais ou residentes na cidade do Porto e região Norte.

A Instável garante espaço de ensaio no Centro Coreográfico, Teatro Campo Alegre (de acordo com a disponibilidade); acompanhamento artístico do projeto através de mentores selecionados pelos próprios criadores; espaço de apresentação na Sala Estúdio ou no Café Teatro do Teatro Campo Alegre (espaço definido de acordo com condições técnicas e logísticas); frequência gratuita numa formação de produção (dirigido a criadores); atribuição de uma bolsa de criação no valor de 1.900 €; pagamento de licenças de representação, classificação etária e direitos de autor; apoio e equipamento técnico (mediante disponibilidade do teatro); divulgação do projeto; equipa de frente de casa; apresentação integrada na programação do Teatro Municipal do Porto.

Serão selecionadas entre 8 a 12 propostas para desenvolvimento e apresentação a partir de dezembro de 2024 numa média de 9 criações por ano. A fase de análise e seleção das peças a apresentar até dezembro deste ano decorre durante o mês de julho de 2024.


CANDIDATURAS

Envio de candidaturas até 30 de junho, através do formulário: https://forms.gle/gqk2CvqGkrmKsz759


MAIS INFORMAÇÕES

www.instavel.pt/open-call

 

 

 


Data de publicação: 28.05.2024