53 JOVENS MÚSICOS E 10 PROFESSORES RECEBERAM O MAESTRO PETER STARK EM LISBOA

música
53 JOVENS MÚSICOS E 10 PROFESSORES RECEBERAM O MAESTRO PETER STARK EM LISBOA
Masterclasses para Jovens Músicos

© DGArtes

Nos passados dias 29 e 30 de setembro, o Auditório da Biblioteca Nacional de Portugal (BNP) acolheu professores e alunos de várias escolas de música do país para as Masterclasses com o Maestro Peter Stark, uma iniciativa promovida pela Direção-Geral das Artes no âmbito da formação qualificada a jovens músicos.

O Maestro Peter Stark, Professor no Royal College of Music e maestro auxiliar na Orquestra de Jovens da União Europeia, é reconhecido internacionalmente pelo seu trabalho nas mais prestigiadas Orquestras a nível mundial, tendo um profundo conhecimento dos requisitos necessários para tocar um instrumento numa orquestra, e sobre a postura e corpo (através da Alexander Technique) como cruciais para o desenvolvimento e aprendizagem de qualquer estudante.

Reconhecendo a importância destes conhecimentos para os jovens músicos, numa fase de preparação para as audições da Orquestra de Jovens da União Europeia, a DGArtes convidou o Maestro Peter Stark para realizar as duas sessões que reuniram 10 professores, no dia 29 de setembro, e 23 alunos participantes e 30 alunos assistentes, no dia 30 de setembro, no Auditório da BNP.

Ao longo destas Masterclasses, Peter Stark partilhou ensinamentos, teóricos e práticos, sobre como maximizar as competências, em termos de postura, movimento e atitude dos alunos perante uma audição.

Com a execução de excertos de escolha livre por parte dos alunos participantes, foi possível analisar estas temáticas de forma prática, com uma muito positiva receção por parte de alunos e professores presentes.

A DGArtes agradece, uma vez mais, a presença do Maestro Peter Stark em Lisboa, a todos os professores e alunos que participaram e assistiram a estas Masterclasses, e à Biblioteca Nacional de Portugal pelo espaço cedido.