Fórum Nada Novo/ Oficina peças resgatadas: práticas conceptuais e construtivas

oficina
Fórum Nada Novo/ Oficina peças resgatadas: práticas conceptuais e construtivas
[inscrições abertas]

"'FÓRUM NADA NOVO', um projeto desenvolvido ao longo de 8 meses em 2023/24, termina com a realização do evento que lhe deu o nome.

Reúnem-se as criações desenvolvidas ao longo do projeto —oficinas, exposições e conversas— e, no 'FÓRUM', construído coletivamente na oficina ‘PEÇAS RESGATADAS: PRÁTICAS CONCEPTUAIS E CONSTRUTIVAS’, promovem-se encontros de partilha sobre o papel da reutilização num futuro sustentável. 

Convocam-se os agentes envolvidos ao longo do projecto (equipa, participantes, parceiros, fornecedores de materiais para reutilização e todos os que se foram juntando), arquitetos que  abordam o tema da reutilização na sua prática, investigadores e docentes na área da arquitetura e engenharia, e o público geral. 

As CONVERSAS debruçam-se sobre os temas que foram emergindo ao longo do processo: 'Minas', 'Estéticas e Técnicas’ (formais e informais), e 'Pedagogias e Equidade'.

Provoca-se a contraposição de abordagens e opiniões conflituantes. É nas divergências entre os vários intervenientes no processo de incorporação de componentes para reutilização na prática arquitectónica que estão algumas das pontes que será necessário construir, que exigimos construir.

Complementa-se o programa com o desenvolvimento de MINI-OFICINAS de exploração/construção com excedentes/materiais construtivos usados, destinadas a público infanto-juvenil, onde se reflete sobre consumos de materiais.

Este evento final do ‘FÓRUM NADA NOVO’, em forma de convívio informal e descontraído, acontece em Azevedo, Campanhã, na ADEGA - PELE (associação cultural de proximidade), parceira do projecto. 

Nesta área da cidade do Porto, ao mesmo tempo que somos confrontados com realidades sociais profundamente desiguais, assistimos a processos de forte regeneração urbana com obras de construção nova e de reabilitação de grande dimensão que deslocalizam quantidades enormes de materiais e componentes construtivos. De modo provocatório, chama-se a atenção para a necessidade de desenvolvimento que incorpore o potencial social e ambiental da reutilização".

(Nada Novo)


LOCAIS, DATAS E HORÁRIOS 

ADEGA – PELE, Azevedo, Campanhã
20 de Julho de 2024
Limite de inscrição, 18 de Julho
https://forms.gle/BT6H5fh62eQNdB4z9


FICHA ARTÍSTICA E TÉCNICA

Equipa NADA NOVO:
Cláudia Escaleira
Jonny Pugh
Alice Prata
Jérémy Pernet
Rosinda Casais
Clara Vale
Carlos Maia
Cidália Silva

Equipa PELE:
Fernando Almeida
Carina Moutinho
João Soares
Sara Jorge
Carolina Bravo
Maria João Mota
Inês Lapa

Equipa Mulheres na Arquitectura:
Joana Pestana Lages


MAIS INFORMAÇÕES

https://nadanovo.org/