"O Estado da Água" assume a aldeia beirã do Sabugueiro como território de intervenção

cruzamento disciplinar
"O Estado da Água" assume a aldeia beirã do Sabugueiro como território de intervenção
Residência | Seia

O ESTADO DA ÁGUA . Terceiro período de gravação de campo com Eunice Artur

O ESTADO DA ÁGUA pretende analisar a presença da água em redor da aldeia do Sabugueiro (no concelho de Seia) "nas suas componentes material, sensorial, visual, paisagística e sociológica". 

O título do projeto (promovido pela Associação de Arte e Imagem de Seia e apoiado pela Direção-Geral das Artes) reflete a vontade de um coletivo de artistas ― Eunice Artur, Iana Ferreira, Inês Teles, Joana Patrão, Jorge Leal e Thierry Ferreira ― "de entender e questionar a matéria água nas suas caraterísticas (matéria, cor, brilho, som, cheiro, ritmo), modo como interage com os restantes elementos da paisagem, com a fauna e flora, as dinâmicas climáticas de extrema escassez ou abundância diluviana, assim como as interações estabelecidas com as populações permanentes e ocasionais". 

Trata-se de um projeto multidisciplinar que contempla residências artísticas e interações com a comunidade local, bem como a apresentação local dos trabalhos resultantes (nas áreas de desenho, escultura, instalação, fotografia e vídeo). 

Em agosto, o projeto integra um ciclo de workshops (as inscrições estão abertas) que começa no dia 10 com "Olhar micropaisagens" - exploração fotográfica, com Iana Ferreira e Joana Patrão, na Praia Fluvial do Sabugueiro. No dia 12 decorrerá "Nas margens do Rio Alva", um workshop de desenho com Jorge Leal e no dia 28 uma caminhada de exploração sonora ("Sound-walk-escape: viajar no tempo pelo espaço") com Eunice Artur.