Com produção luso-brasileira (Teatro Extremo e Grupo Harém de Teatro), o espetáculo “Combustível” será uma das atrações da 14.ª edição do Festival de Teatro Lusófono FestLuso, que se realiza este mês em Teresina, capital do Estado Piauí, Brasil. A peça ― fruto da criação de Fernando Jorge Lopes (ator e diretor artístico do Teatro Extremo) e Francisco Pellé (ator e produtor cultural piauiense do Grupo Harém de Teatro) ― estreia no dia 28 de agosto, às 18h, na Sala Black Box do Centro Cultural SESC Cajuína Teresina.
“Combustível” é a quarta coprodução do Teatro Extremo com o Grupo Harém de Teatro e conta com o apoio da Direção-Geral das Artes. O espetáculo tem a particularidade de ser realizado com um núcleo principal de dois atores a que se juntarão as atrizes coadjuvantes de vários países de língua portuguesa (Brasil, Moçambique, Angola, Portugal e Cabo Verde). A apresentação no Centro Cultural SESC Cajuína Teresina terá a participação especial da atriz piauiense Andressa Santos.
Com um “toque de humor”, a peça traz-nos a discussão sobre “decisões difíceis de tomar num cenário de fim de mundo”. A história “é situada no período hipotético da nova idade do gelo, provocada pela ação humana conjugada pela própria natureza. Um professor catedrático, sozinho numa caverna de uma biblioteca encontra-se perante um dilema uma vez que o frio é demasiado intenso. Tudo o que era combustível já foi queimado... Agora os livros. No meio desta angústia, surge um homem que procura abrigo…”
O FestLuso visa promover a integração cultural e teatral entre os países de língua portuguesa, criando uma “rede de conexão” e troca de experiências entre artistas, produtores e académicos na área do teatro, que se juntam para refletir sobre temas como a imigração, o racismo e a diversidade de género. Em 2023, o festival fez uma homenagem ao teatro português apresentando cinco produções nacionais.
FICHA ARTÍSTICA E TÉCNICA
“Combustível”
Texto e dramaturgia: Fábio Christian
Ideia original: Fernando Jorge Lopes e Francisco Pellé
Encenação: Arimatan Martins
Interpretação: Fernando Jorge, Francsico Pellé e Andressa Santos (atriz no Brasil)
Cenografia: Gualberto Júnior
Figurinos: Bid Lima
Música: Fábio Christian/Levi Nunes(Solar6Voltz)
Desenho de luz e direção técnica: Celestino Verdades
Corpo e Movimento: Fernando Freitas
Objetos e adereços: Emanuel de Andrade
Produção: Soraya Guimarães e Sofia Oliveira
Assessoria de Imprensa: Aldeia Comunicação
Promoção: Francisco Pellé e Victor Pinto Ângelo
Imagem: Miguel Falcato
Designer gráfico: DISCOmkt /
“Combustível” é apoiado pela República Portuguesa – Cultura / Direção-Geral das Artes
Data de publicação: 21.08.2024