A comunidade artística dos 22 países do Espaço Cultural Ibero-Americano é convidada a enviar propostas "para serem a voz" das comemorações do Ano Ibero-Americano das Artes Cénicas 2025, sob o lema "Cenas de diversidade".
A convocatória estará aberta até 19 de setembro (até meio-dia em cada País do Espaço Cultural Ibero-Americano, conforme o seu fuso horário) e dirige-se a todos os profissionais do setor das artes cénicas (artistas, companhias, gestores culturais) dos 22 países que compõem o Espaço Cultural Ibero-Americano, nomeadamente Andorra, Argentina, Bolívia, Brasil, Colômbia, Chile, Costa Rica, Cuba, Equador, El Salvador, Espanha, Guatemala, Honduras, México, Nicarágua, Panamá, Paraguai, Peru, Portugal, República Dominicana, Uruguai e Venezuela.
Promovida pela Secretaria Geral Ibero-Americana (SEGIB) e pelo Programa IBERCENA, esta iniciativa pretende celebrar o impacto positivo do circo, da dança, do teatro e das artes vivas, promovendo, pela sua diversidade, uma cultura de paz, coesão social, resiliência e inclusão. Pretende, ainda, contribuir para o incentivo à criação de espaços de reflexão e de diálogo que realcem a pluralidade e a riqueza das artes cénicas no contexto ibero-americano.
A mensagem selecionada será lida, traduzida, publicada e divulgada nos diversos espaços e palcos de encontros que acontecerão em 2025 em todos os países do Espaço Cultural Ibero-Americano.
A Direção-Geral das Artes é o organismo responsável pela operacionalização, em Portugal, do programa IBERCENA, desde novembro de 2019.
Data de publicação: 04.09.2024