Onze anos depois de ter estreado na Culturgest, programado por Gil Mendo, WILDE volta a ser apresentado. Durante os meses de junho e julho, realizaram-se os ensaios de preparação das apresentações de WILDE, nos dias 20 e 21 de setembro de 2024, no ACT Shanghai International Theatre Festival, organizado pelo Shanghai Dramatic Arts Centre (China).
Durante vários anos, Jorge Andrade quis encenar a peça de Oscar Wilde Lady Windermere’s Fan: A Play About a Good Woman - uma sátira ao moralismo vitoriano. Foi a primeira peça profissional em que esteve para participar como ator, mas acabou por desistir. A peça é um clássico da dramaturgia ocidental que já foi encenada centenas de vezes e, de alguma forma, não queria criar uma nova versão ignorando esse historial. Em 2013, depois de ouvir uma versão radiofónica da peça, Jorge pensou: e se usasse a versão que tinha acabado de ouvir? E se as personagens que ele não conseguia ver nessa versão estivessem todas vestidas como Lady Windermere? E se o texto fosse utilizado como banda sonora para o espetáculo? Um espetáculo em que os atores se movessem ilustrando as ações do texto, explorassem a musicalidade do que dizem, fizessem playback, falassem sobre a gravação, se juntassem em grupos para interpretar a mesma personagem, cantassem e fizessem coreografias? E, mais importante, e se ele convidasse o coreógrafo Miguel Pereira para participar? WILDE é uma apropriação de Lady Windermere's Fan produzida pela BBC Radio 7. É um espetáculo em que os aspetos formais performativos adquirem uma liberdade progressiva à medida que a narrativa libertária se desenrola.
_
Ficha artística e técnica:
direção Jorge Andrade e Miguel Pereira . a partir de Oscar Wilde . com Cecília Matos Manuel, Jorge Andrade, Margarida Martins, Maria Matos, Miguel Pereira, Nuno Lucas e Tiago Barbosa . cenografia José Capela . figurinos José Capela, com execução de Eduarda Carepa . banda sonora Jari Marjamäki . luz e direção técnica João Fonte . fotografia de cena José Carlos Duarte . produção Joana Mesquita Alves e Sofia Freitas . coprodução mala voadora, O Rumo do Fumo, Culturgest e Teatro Viriato . residências Fórum Dança, alkantara e Negócio (ZDB)
_
Locais, datas e horários de apresentação:
Studio D6 (Shanghai Dramatic Arts Centre)
20 e 21 de setembro . 19:30 / 14:00 + 19:30
_
Link para site:
https://malavoadora.pt/espectaculo/wilde/
Data de publicação: 16.09.2024