Este projecto propõe investigar o jardim como forma de reconexão metabólica do humano/ artista com a natureza, fazendo com que este atue como co-criador do ambiente. Problematiza a influência da observação ativa da natureza na prática artística e na regeneração do imaginário e estabelece pressupostos para a criação de uma prática eco- artística.
Poderá um lugar desestabilizar e perturbar as perspectivas humanas sobre a sua condição e circunstância, abrindo espaços de curiosidade, questionamento e regeneração do imaginário?
Joana Magalhães (Porto, 1982) é criadora e performer. É licenciada em Psicologia pela UP (2006) e em Teatro–Interpretação pela ESMAE (2010). Foi bolseira dos programas Inov-Art (2012) e Leonardo da Vinci (2014) e concluiu o curso para criadores RECURSO (2018). Frequenta a pós-graduação em Gestão Cultural e Sustentabilidade (UC,2023). (...) Como criadora apresentou os espetáculos “Noite de estreia” (2016), “O espetáculo mais contemporâneo do mundo” (2017), “U” (2019) e “A perturbação do cidadão exemplar” (2022). Recentemente tem-se dedicado à performance e à instalação, desenvolvendo um trabalho híbrido entre as artes performativas e as artes visuais. Neste contexto apresentou “Haiku” (2019) e “Haiku Extended” (2020). Em 2020 co-fundou o coletivo artístico UMA, sediado no Porto e dedicado à criação, programação e curadoria, no qual partilha a direção artística. Em 2018 iniciou um processo de pesquisa sobre os fins e as mitologias a ele associadas que culminou na apresentação da exposição individual “Miragem-discursos sobre o fim”, patente em Out e Nov de 2022 na Culturgest, projeto com o qual ganhou o Criatório 2021. Apresenta, em 2023, “Distância de segurança”, uma segunda extensão dessa pesquisa e assina a criação PILOTO, a apresentar no FITEI 2023.
Esta atividade a atividade faz parte do programa/projeto PROGRAMA DE APOIO EM PARCERIA – ARTE E COESÃO TERRITORIAL - VOZ INTERIOR – PROGRAMAÇÃO CULTURAL E CRIAÇÃO ARTÍSTICA NAS ALDEIAS DA SERTÃ - Casa de Gigante – Associação Cultural Mandriões no Vale Fértil.
_
FICHA ARTÍSTICA E TÉCNICA:
Organização e Produção: Associação Cultural Mandriões no Vale Fértil
Apoio: Câmara Municipal da Sertã, Clube da Sertã
Direção Artística: Miguel-Manso
Equipa de Produção, Comunicação e Promoção: Isabela Ferro
Design: Iolanda Loba
Equipa Técnica: Pedro Esteves (som e iluminação)
Registo Fotográfico: Rui Mendes
_
LOCAL, DATAS E HORÁRIOS:
Ensaios 21 de Setembro a 4 de Outubro, na Casa de Gigante
Apresentação pública dia 05 de Outubro às 21h, na Casa de Gigante, 6100-892 Vale do Pereiro
_
INFORMAÇÕES SOBRE BILHETEIRA:
gratuito
_
LINK PARA SITE:
Instagram - Laboratório de Teatro 'O JARDIM'