Fertile Futures: Laboratório em Itinerância inaugura nos Açores > 5 outubro

Arquitectura
Fertile Futures: Laboratório em Itinerância inaugura nos Açores > 5 outubro
Representação Oficial Portuguesa na Bienal de Veneza 2023

 Fotografia "Reparar" de Guida Marques. workshop, Internacional Summer Seminar. © Fertile Futures_Alexandre Delmar, Maria Ruivo

Esta semana inaugura "Fertile Futures: Laboratório em Itinerância" no Arquipélago — Centro de Artes Contemporâneas, Açores. A exposição itinerante apresenta sete casos de estudo — patentes na exposição em Veneza — que registam, explicam e especulam sobre a ação antropocêntrica sobre recursos hídricos, naturais e finitos: na Bacia do Tâmega; no Douro Internacional; no Médio Tejo; na Albufeira do Alqueva; no Perímetro de Rega do Rio Mira; na Lagoa das Sete Cidades e nas Ribeiras Madeirenses, resultado das reflexões e especulações sobre possíveis modelos propositivos para um amanhã mais sustentável de sete equipas de arquitectura: Corpo Atelier, Dulcineia Santos Studio, Guida Marques, Ilhéu Atelier, Pedrêz, Ponto Atelier e Space Transcribers.

A exposição apresenta todo o projeto da Representação Oficial Portuguesa na 18.ª Exposição Internacional de Arquitetura—La Biennale di Venezia 2023, que foi comissariado pela Direção-Geral das Artes, e estará patente no Arquipélago—Centro de Artes Contemporâneas entre 5 de outubro de 2024 e 2 de março de 2025.

Acompanham igualmente a exposição os resultados do laboratório in situ, o Seminário Internacional de Verão, que reuniu, em julho de 2023, no Fundão, mais de setenta estudantes de múltiplas geografias a trabalhar em contexto de colaboração prática com as sete equipas de arquitetura. Dá-se também a conhecer, em formato livro, os ensaios críticos decorrentes das intervenções nas Assembleias de Pensamento que decorreram em Lisboa, Veneza, Braga, Faro e Porto Santo. E, por fim, expõe-se o documentário realizado em parceria com o Canal180, que espelha todo o laboratório de Fertile Futures.

No sábado 5 de outubro, dia inaugural, após a abertura da exposição marcada para as 16h00, será realizada uma visita guiada à exposição pela curadora Andreia Garcia.

O Diretor-Geral das Artes, Américo Rodrigues, estará presente na inauguração.

 


Programa inaugural

Sábado, 5 de outubro de 2024 16h00: Inauguração da exposição

16h30: Visita guiada à exposição pela curadora Andreia Garcia

Horário de abertura da exposição ao público 5 de outubro de 2024 — 2 de março de 2025 Terça a Domingo, das 10h00 às 18h00

Rua Adolfo Coutinho de Medeiros s/n, São Miguel, Açores

 


Programa paralelo

12/10/2024: Olhar as Sete Cidades: Percurso pela Bacia Hidrográfica

7/11/2024: Assembleia de Pensamento Insular I

16/01/2025: Assembleia de Pensamento Insular II

 

 

 

 

 


Data de publicação: 01-10-2024