MISTURA de Marina Guzzo > oficina imersiva + travessia performática

Workshop
MISTURA de Marina Guzzo > oficina imersiva + travessia performática
inscrições abertas - COIMBRA

 © Gui Galembeck

A oficina está aberta à participação de um máximo de 20 pessoas que se devem inscrever através de formulário disponível aqui.
Procuram um grupo o mais diverso possível: em idades, condições físicas e cognitivas, origens culturais, orientações sexuais e identidades de género, tendo em consideração que o objetivo deste projeto é explorar a nossa capacidade de transformação e criar novas alianças afetivas. Esta experiência terminará no dia 10 de novembro onde todos os participantes farão uma travessia performática constituída por um conjunto de pessoas-plantas, onde as pessoas participantes desfilarão nas suas novas identidades, descendo o Jardim Botânico até à beira rio, enchendo Coimbra de plantas andantes. Os seleccionados serão informados até ao dia 4 de Novembro

Mistura é uma oficina imersiva que propõe um jogo de transformação, onde se pretende forjar um ritual entre pessoas e plantas, e pensar uma mistura coreográfica - como uma brincadeira com as palavras usadas pelo filósofo italiano Emanuele Coccia (2018) que sugere uma metafísica da mistura. Propôr, através do movimento, a criação de uma coreografia comunitária que construa alternativas de mundos interespecíficos, selvagens, não humanos, como forma de resistência ao antropoceno/plantationceno/capitoloceno, reunindo perspetivas que apontam cosmopolíticas desde outras formas de estar no mundo: caule, raízes, seiva, folhas, flores e frutos.

Na oficina, é proposto um jogo de imersão na presença e tempo vegetal, e também na escolha de tecidos, objetos e adereços que possam compor uma mistura entre as muitas "peles" que habitamos. A oficina, plena de atos performáticos, também propõe uma aproximação à cidade a partir do ponto de vida das plantas que nos rodeiam, convidando as pessoas participantes a encontrar gestos que permitam a construção de uma dança comum. E por isso, nada melhor que o maravilhoso Jardim Botânico de Coimbra para acolher esta transformação.

Cada oficina é documentada através de fotografias e um pequeno vídeo que inclui as figuras transformadas e as pequenas danças com as pessoas e as plantas. O vídeo e fotos de Coimbra integrará uma exposição a tomar lugar no Jardim Botânico em 2025.

Até ao momento foram realizadas 7 experiências: Mistura#1 Santos (BR), Mistura#2 Araraquara(BR), Mistura#3 Cádis (ES) e Mistura #4 Pamplona (ES), Mistura #5 Paraisópolis, São Paulo (BR), Mistura#6 Santiago, Centro NAVE (CHI), Mistura#7 Santiago, GAM (CHI). Coimbra será Mistura#8 e a primeira de Portugal.

BIO
Marina Guzzo
Artista e pesquisadora, Marina Guzzo concentra suas criações na interface do corpo e da paisagem, misturando dança, performance e circo ao tensionar os limites da subjetividade nas cidades e na natureza. Desde 2011 tem como centro da sua pesquisa a crise climática e o papel do artista na produção de imaginários para travessias de um mundo em ruínas no Antropoceno. Trabalha em parcerias com equipamentos de saúde, cultura e assistência social pensando a arte como ação política que tece uma rede interespecífica complexa de pessoas, instituições, objetos, plantas, animais, fungos e paisagem. Pós-doutora pelo Departamento de Artes Cénicas da ECA-USP e mestra e doutora em Psicologia Social pela PUC-SP. É Professora Associada da Unifesp no Campus Baixada Santista, pesquisadora do Laboratório Corpo e Arte no Instituto Saúde e Sociedade.

_
Ficha artística e técnica:

Proposta, criação e pesquisa Marina Guzzo

Apoio de guarda-roupa Lia Damasceno

Fotógrafa em Coimbra Carlota Lagido

Vídeo em Coimbra Marta Blanco

Assistência à produção Corpo Rastreado

Plataforma de pesquisa // Lab Corpo y Arte UNIFESP

 

/
DATAS, HORÁRIOS E LOCAL

Horários Oficina: 6 a 8 Novembro das 17h30 às 20h, 9 de Novembro das 10h às 13h/das 15h às 18h, 10 de Novembro das 10h às 15h

Horários e percurso da travessia performática: 15h, saída do Jardim Botânico (estufa tropical) ao Parque da Cidade

Local: Estufa fria do Jardim Botânico da Universidade de Coimbra

_
Informações sobre bilheteira:

Workshop gratuito. Os interessados devem inscrever-se no formulário online: https://forms.gle/kjWNxdRnBUuiFBCeA

Os seleccionados serão informados até ao dia 4 de Novembro

Mais informações: info@linhadefuga.pt

Classificação etária: M/6
 

_
Acessibilidade (do espaço ou da oferta artística):
De acordo com a acessibilidade do espaço, aberto e inclusivo a todas as pessoas.
 

_
Link para site:
www.linhadefuga.pt
http://cargocollective.com/marinaguzzo
https://www.instagram.com/ninaguzzo/