A 3ª edição do Plano de Valorização e Qualificação dos recursos humanos afetos aos equipamentos da Rede de Teatros e Cineteatros Portugueses [RTCP] é feita em parceria com o Gerador, e organiza-se em torno de seis módulos distintos: Mediação e Participação, Acessibilidade, Contratação Pública, Direção de Programação e Direção Artística, Luz - Níveis Intermédio e Avançado e Rigging - Nível I. As ações vão decorrer entre novembro de 2024 e maio de 2025 nas cidades de Guimarães, Torres Novas e Beja. O primeiro módulo, "Módulo Mediação e Participação", arranca já nos dias 25 e 26 de novembro, em Guimarães, 2 e 3 de dezembro, em Torres Novas e 9 e 10 de dezembro, em Beja.
Esta edição traz a novidade de convidados internacionais que, com a sua diferente perspetiva e experiência, contribuirão para o enriquecimento dos conteúdos. Já no que se refere à componente técnica, destaque para a estreia de Rigging que irá abordar a suspensão de equipamentos em espetáculos e eventos, com foco na segurança e manutenção, temática esta solicitada pelos formandos das anteriores edições formativas.
Para ficar a conhecer o conteúdo de todos os módulos formativos, o programa, informação sobre os formadores e o calendário de inscrições e de comunicação dos selecionados, consulte estes links:
Mediação e Participação, com a formadora Margarida Mata e a participação de María Acaso
Acessibilidade, com a formadora Sandra Costa e a participação de Betty Siegel
Contratação Pública, com a formadora Joana Portela (online)
Luz - Níveis Intermédio e Avançado, com o formador João Chicó e a participação de Renato Machado
Rigging - Nível I, com o formador Pedro Martins
→
INSCRIÇÕES
As inscrições podem ser feitas através deste formulário.
Podem inscrever-se em cada módulo até duas pessoas por equipamento. Mediante as vagas disponíveis, poderão ser aceites mais.
O plano de valorização e qualificação de recursos humanos da RTCP visa a promoção da qualificação dos seus recursos humanos com o intuito de capacitar as equipas através da aquisição de competências técnicas, assim como de planeamento e implementação de estratégias de programação, gestão, financiamento e divulgação no âmbito da produção de atividades artísticas, entendendo o seu contexto de implantação e as consequências na valorização dos agentes, das populações e dos territórios.
Relembramos que este plano poderá ainda, mediante disponibilidade de vagas, ser extensível a outras entidades não credenciadas no âmbito da RTCP, de modo a contribuir, assim, para a sua maior preparação e capacitação visando um potencial ingresso na RTCP.
Data de publicação: 05-11-2024