Encontro de Artes e Coesão Territorial realiza-se em Miranda do Douro e Redondo

Encontro
Encontro de Artes e Coesão Territorial realiza-se em Miranda do Douro e Redondo
[programa já disponível]

A Direção-Geral das Artes (DGARTES) reúne pela segunda vez os 34 projetos apoiados pelo Programa de Apoio em Parceria Arte e Coesão Territorial. A primeira sessão do encontro decorrerá em Miranda do Douro, no dia 19 de novembro, no Salão Nobre do Edifício dos Paços do Concelho (das 9h às 12h30) e na Biblioteca Municipal (das 14h30 às 17h). A segunda sessão terá lugar no Centro Cultural de Redondo, no dia 4 de dezembro.

A iniciativa tem como principais objetivos promover boas práticas, potenciar sinergias entre os participantes e contribuir para a criação de redes colaborativas.

"Relações: as redes e instituições na sustentabilidade dos projetos" é um dos principais temas do encontro. Na sessão de Miranda do Douro, o debate contará com moderação de Maria João Freitas e com as participações de Manuel Gonzalez (Feria de Teatro de Castilla y León - Ciudad Rodrigo - Redes Transfronteiriças), Marina Costa e Diogo Zão (Município de Esposende - Programa Municipal de Arte Comunitária) e Eduardo Correia (Teatro do Montemuro). Na sessão de Redondo, participam Madalena Victorino (Lavrar o Mar), José Carlos Mota (Universidade de Aveiro) e Amândio Anastácio (Alma d'Arame), estando a moderação a cargo de Alice Semedo. Durante a tarde serão realizadas sessões de trabalho sobre os temas "Envolvimento dos Municípios e outros parceiros" e "Mediação cultural/participação". É de destacar que estas temáticas foram propostas no 1.º encontro Arte e Coesão Territorial (realizado em janeiro na Pampilhosa da Serra), pelos próprios participantes.

A abertura do encontro conta com as intervenções do diretor da DGARTES, Américo Rodrigues, da Presidente da Câmara de Miranda do Douro, Helena Barril (na sessão de 19 de novembro) e do Presidente da Câmara Municipal do Redondo, David Galego (na sessão de 4 de dezembro).

Dirigido a territórios de baixa densidade cultural (no que se refere à criação e programação artísticas), o Programa de Apoio em Parceria Arte e Coesão Territorial resultou de um acordo de parceria celebrado entre a DGARTES e o Observatório Português das Atividades Culturais (Iscte) com o objetivo de fomentar a coesão territorial e corrigir assimetrias regionais no acesso à criação e fruição culturais.

Conheça o Programa do 2.º encontro de projetos Arte e Coesão Territorial

 

 

 


Data de publicação: 06.11.2024