A DGARTES e o Arts and Culture Norway promoveram, nas últimas semanas, uma iniciativa de relações bilaterais prevista no programa de financiamento EEA Grants 2014-2021.
Depois do encerramento do Programa Cultura, que reuniu as equipas dos países beneficiários e os parceiros noruegueses das áreas das Artes e do Património, as equipas da DGARTES e do Arts and Culture Norway deram início a uma ronda de visitas, reuniões e atividades de partilha de informação e práticas no âmbito da promoção das artes e cultura dos dois países.
Com a presença do Diretor-Geral das Artes, Américo Rodrigues, e de uma equipa de técnicos/as da DGARTES, foram realizadas reuniões com a Direção e equipa do Museu Nacional de Arte, Arquitetura e Design em Oslo, e com a Diretora do Arts and Culture Norway.
Destaca-se, ainda, a visita ao Munch Museum e presença no Oslo World Festival, em eventos e conversas com foco nas artes como instrumentos de resistência e de combate, e, também no âmbito deste festival, a presença no concerto da artista portuguesa Ana Lua Caiano. Foi também visitada a Biblioteca Deichman, recentemente inaugurada, que traz uma visão inovadora da presença e dinamização de espaços culturais mais abertos e inclusivos para captação de públicos diversificados.
Complementando a vertente ligada à Arte Contemporânea, a DGARTES e o Arts and Culture Norway visitaram o Henie Onstad Museum, inaugurado em 1968 em Høvikodden, um exemplo de descentralização e dinamização territorial através de equipamentos culturais.
Ainda em Oslo, a TrAp – Transcultural Arts Production recebeu as duas equipas para apresentação do trabalho realizado no âmbito da promoção da diversidade, inclusão e representatividade no setor das artes.
Foram realizados workhops setoriais nas instalações do Arts and Culture Norway, com foco nas estratégias das duas organizações para o apoio às artes, comunicação e presença digital.
Após um encontro com o Embaixador de Portugal na Noruega, Pedro Pessoa e Costa, a semana terminou em Bodø, Capital Europeia da Cultura 2024 e a maior cidade da região de Nordland, para visita a instituições culturais e troca de partilhas sobre estratégias, boas práticas e desafios na promoção da atividade artística e cultural em territórios descentralizados.
Foram visitadas as instalações do Arts and Culture Norway em Bodø, que acolhem o departamento de Museus; o Arctic Hideaway, um espaço de residências artísticas sedeado em Fleinvær; o museu marítimo Jektefartsmuseet e por último o Bådåddjo/Buvvda Musea 2024 (Museu da Cidade de Bodø).
No final do mês de novembro, Portugal acolherá a equipa do Arts and Culture Norway, com um conjunto de iniciativas preparadas para promover a atividade desenvolvida no âmbito do apoio às artes, desenvolvimento e promoção do território e de públicos.
Este programa entre a DGARTES e o Arts and Culture Norway decorre no âmbito da promoção de relações bilaterais, uma das componentes em destaque no programa de financiamento EEA Grants 2014-2021.