Já são conhecidos os resultados provisórios do concurso relativo à representação oficial portuguesa na 19.ª Exposição Internacional de Arquitetura 2025

Internacionalização
Já são conhecidos os resultados provisórios do concurso relativo à representação oficial portuguesa na 19.ª Exposição Internacional de Arquitetura 2025

©Fondaco Marcello

A Direção-Geral das Artes comunicou hoje os resultados provisórios aos curadores convidados para apresentar um projeto curatorial e expositivo que irá representar oficialmente Portugal na 19.ª Exposição Internacional de Arquitetura - La Biennale di Venezia 2025.

Para este concurso limitado, com um montante financeiro global disponível de 425.000,00€, foram convidadas três equipas a apresentar uma proposta, conforme despacho n.º 8277/2024/MC, de 24 de julho: “What are we doing” de Joana Pestana Lages, Paulo Moreira e Gonçalo Folgado; “Paraíso, Hoje” de Paula Melâneo, Pedro Bandeira, Luca Martinucci, Catarina Raposo e Nuno Cera; “Reclaim, Repair, Regenerate: Towards a constellation of protocols” de António Pedro Faria, João Francisco Sousa, Miguel Teodoro, Nádia Santos e Tiago Ascensão. A comissão de apreciação foi constituída pelos especialistas Ana Jara, Ana Vaz Milheiro, Diogo Passarinho, Inês Lobo e Luís Santiago Baptista, de acordo com o despacho n.º 35/2024/MC, de 10 de setembro. Segue-se agora um período de audiência dos interessados.

A Representação Oficial Portuguesa, comissariada pela Direção-Geral das Artes, ficará patente no Fondaco Marcello, entre de 10 de maio a 23 de novembro de 2025.

A 19.ª Exposição Internacional de Arquitetura tem como tema “Intelligens. Natural. Artificial. Collective.”, proposto pelo curador da Bienal, Carlo Ratti, que sugere uma nova raiz fictícia, que propõe um futuro de inteligência que é inclusivo, múltiplo e imaginativo, que pretende ir além do foco limitador atual na IA. O desafio é que os projetos expositivos sejam capazes de enfatizar a “interconexão” da arquitetura com diversas disciplinas, como arte, engenharia, biologia, ciência de dados e ciências sociais.

 

 

 

 


Data de publicação: 15-11-2024