DGARTES atribui apoio bienal a 15 entidades das áreas do Cruzamento Disciplinar, Circo e Artes de Rua

apoio às artes
DGARTES atribui apoio bienal a 15 entidades das áreas do Cruzamento Disciplinar, Circo e Artes de Rua
Programa de Apoio Sustentado 2025-2026

Mais de metade das candidaturas das áreas artísticas de Cruzamento Disciplinar, Circo e Artes de Rua são propostas para apoio na modalidade Bienal do Programa de Apoio Sustentado.

De um total de 27 candidaturas admitidas a concurso, é proposto o apoio a 15, abrangendo todas as áreas artísticas a concurso: Artes de Rua (1), Circo (2) e Cruzamento Disciplinar (12). Também os domínios artísticos estão bem representados, 10 candidaturas são do domínio da Criação, 4 do domínio das Ações Estratégicas de Mediação e 1 do domínio da Formação.

Em termos de território, as candidaturas distribuem-se pelas regiões do Norte (4), Alentejo (3), Grande Lisboa (3), Centro (1), Oeste e Vale do Tejo (1), Península de Setúbal (1), Algarve (1) e Região Autónoma dos Açores (1).

Destaca-se o aumento da dotação financeira para estas áreas, com mais 1.560.000,00 € (um milhão e quinhentos e sessenta mil euros) relativamente ao ciclo anterior, o que corresponde a um aumento de 55%. O montante financeiro global disponível é de 4.440.000,00 € (quatro milhões, quatrocentos e quarenta mil euros).

Este concurso tem como objetivos fomentar, valorizar e promover as áreas artísticas de Cruzamento Disciplinar, Circo e Artes de Rua, nas suas diversas manifestações, com atividades que valorizem a diversidade e inclusão, a acessibilidade e a sustentabilidade, promovendo hábitos de participação e qualificação tanto de públicos como do tecido artístico, através de pesquisa e experimentação artísticas, como práticas inovadoras de desenvolvimento e de conhecimento.

Os resultados agora comunicados são ainda provisórios, segue-se a fase de audiência de interessados.

 

 

 


Data de publicação: 20.11.2024