Decorre até 15 fevereiro de 2025, até às 23h59, o prazo de candidaturas à Open Call lançada pela HYPERTEXTILE, dirigida a artistas visuais e designers de qualquer nacionalidade e idade.
Os candidatos deverão estar interessados em adquirir formação na área têxtil com o intuito de a incorporar na sua prática artística.
Promovida pelo projeto cultural Córtex Frontal, HYPERTEXTILE pretende criar uma Rede de Arte Têxtil no território português que facilite a mobilidade, a criação e a investigação.
HYPERTEXTILE é um ciclo de residências artísticas têxteis destinadas a artistas visuais e designers, na esteira do projeto de 2022 designado “Wireless”, realizado com o apoio da Direção-Geral das Artes, da Universidade de Évora, da Câmara Municipal de Arraiolos e da Universidade Magdalena Abanakowich de Poznan (Polónia).
O ciclo compõe-se de seis residências temáticas de duas semanas cada, que irão acolher 20 participantes ao longo de 2025. Uma seleção dos trabalhos integrará uma exposição a realizar em 2026, com a curadoria de Antonia Gaeta.
As residências de 2025 serão ministradas pela Tufting, Estamparia manual e Tinturaria natural, Bordado e Tecelagem, e decorrerão em Arraiolos, Mértola e Guimarães.
Os participantes selecionados contarão com alojamento e espaço de trabalho, materiais, formações, acompanhamento crítico e apoio para o transporte (dentro de Portugal).
Córtex Frontal integra a Rede Portuguesa de Arte Contemporânea (RPAC).
MAIS INFORMAÇÕES
Os interessados deverão ler o regulamento e submeter a ficha de inscrição no site www.cortexfrontal.org
Data de publicação: 09.01.2025