Até 20 de fevereiro, artistas com mais de 45 anos (inclusive) podem candidatar as suas novas criações à 3ª edição da Bolsa «Criações para Dançar» PédeXumbo.
Partindo do tema “Corpos Plurais”, que dá mote ao plano da PédeXumbo para este ano, a associação reflete sobre questões de oportunidade e convida criadores e intérpretes a apresentarem novos projetos performativos, nas áreas da dança e/ou música, “com o especial interesse para o conhecimento, valorização e devolução de estilos coreográficos tradicionais e, ao mesmo tempo, como incentivo a uma visão criativa e a uma atitude reflexiva sobre os mesmos nos corpos de hoje”.
Com esta edição, pretende-se “criar uma oportunidade para artistas que nem sempre se veem representados nestas chamadas abertas, que na sua maioria são dirigidas a criadores e intérpretes emergentes. Uma oportunidade de reflexão sobre os corpos que dançam e como dançam em diferentes fases da vida”.
Numa residência artística de 12 dias, a ser desenvolvida em Évora, na sala estúdio da associação PédeXumbo, as/os bolseiras/os comprometem-se a desenvolver um trabalho de criação de um espetáculo, baile e/ou performance a partir do universo da dança e música tradicional.
REGULAMENTO
CANDIDATURAS
PERÍODO DE CANDIDATURA:
20 de janeiro a 20 de fevereiro de 2025
COMUNICAÇÃO DE RESULTADOS:
março de 2025
PERÍODO DE RESIDÊNCIA:
12 a 23 de maio de 2025
LOCAL DA RESIDÊNCIA:
Espaço Celeiros, Antigos Celeiros da EPAC, em Évora
APRESENTAÇÃO:
24 de maio de 2025
MAIS INFORMAÇÕES
Data de publicação: 20.01.2025