Oficina para os mais novos explora desperdícios do quotidiano como material de construção de marionetas

oficina
Oficina para os mais novos explora desperdícios do quotidiano como material de construção de marionetas
marionetas | gondomar

O Teatro e Marionetas de Mandrágora promove a oficina “Marionetas de Cartão – Mundo de Cartão” com Clara Ribeiro, no dia 25 de janeiro, na Casa Branca de Gramido (Gondomar). A iniciativa destina-se a crianças com mais de 4 anos. A entrada é gratuita, com inscrição obrigatória através de geral@marionetasmandragora.pt.

"O desafio desta oficina é criar uma marioneta usando como material os desperdícios do quotidiano. Estas marionetas são manipuladas, por baixo, onde uma mão movimenta a figura e cabeça enquanto a outra mão controla os braços da marioneta recorrendo a varas. Esta é uma marioneta com articulação de boca".

A marioneta, que é frequentemente associada à infância, faz parte do nosso imaginário e da nossa história, memória e tradição. Esta forma de arte, é inesgotável nas experiências artísticas e cénicas, de criação e manipulação, renovando-se e trazendo-a para o palco. Cabe aos professores munirem-se de conhecimentos para proporcionar aos alunos a realização de experiências e aprendizagens na área de construção de marionetas, explorando variados materiais e técnicas, utilizando ferramentas que permitam desenvolver trabalhos criativos na área do teatro.

O Teatro e Marionetas de Mandrágora é apoiado pela República Portuguesa - Cultura / Direção-Geral das Artes.

 


Data de publicação: 22.01.2025