Em 2025, o "Noite Fora" entra numa nova fase. O projeto, promovido pelo Teatro Viriato, com orientação de Sónia Barbosa e Inês Barahona, e que até agora se focou na leitura encenada de peças já existentes, passa a inclinar-se sobre a criação dramatúrgica. "Uma área artística em franco desenvolvimento em Portugal, mas ainda frágil no que respeita à formação, ao estudo, ao aprofundamento teórico e aos espaços onde a prática pode ser desenvolvida e apoiada".
O "Noite Fora" passará a ter duas edições: a de verão — focada na criação dramatúrgica; e a de inverno, focada nas leituras encenadas com intérpretes locais, dirigidos por artistas convidados, mantendo o formato habitual.
Para a edição de verão, é lançada agora uma open call (abre a 3 de fevereiro e termina no dia 6 de junho), à qual se podem candidatar jovens dramaturgos, interessados em participar num laboratório de escrita orientado por Sónia Barbosa e Inês Barahona, de 8 a 12 de julho, no qual irão desenvolver um texto para levar a cena. Durante estes dias de criação, participarão, ainda, através de conversas online, diferentes especialistas em dramaturgia que trarão as suas visões para a criação do texto. Um dos textos criados neste laboratório será selecionado para a leitura encenada no “Noite Fora” / Inverno, em novembro de 2025.
Data de publicação: 24.01.2025
O Teatro Viriato é apoiado pela República Portuguesa - Cultura / Direção-Geral das Artes