O Europe Beyond Access, programa de 4 anos concebido para internacionalizar as carreiras de artistas com deficiência e revolucionar o cenário das artes performativas da Europa, está a desenvolver um estudo sobre o acesso ao ensino superior artístico na área das artes performativas a nível europeu, tendo, para o efeito, criado três questionários diferentes, dirigidos a artistas e profissionais da cultura com deficiência – artes performativas (incluindo os que ainda estão em formação); instituições do ensino superior artístico nas áreas das artes performativas; organizações culturais ligadas às artes performativas.
O objetivo do estudo é identificar as barreiras enfrentadas por artistas e estudantes com deficiência e, igualmente, compreender os obstáculos que impedem as instituições do ensino superior artístico de se tornarem mais acessíveis. Deste modo, pretende-se obter o maior número de respostas para que o relatório final retrate o mais possível as dificuldades de inacessibilidade.
Os questionários encontram-se disponíveis até 20 de março.
Sobre o Europe Beyond Access
A Europe Beyond Access está a construir uma rede de organizações empenhadas em contratar, apresentar e apoiar artistas com deficiência. Os principais parceiros do projeto são o British Council (que opera neste projeto no Reino Unido e na Polónia), Oriente Occidente (Itália), Onassis Stegi (Grécia), Holland Dance Festival (Holanda), Kampnagel (Alemanha), Per.Art (Sérvia) e Skånes Dansteater (Suécia).
O plano de atividades do programa Europe Beyond Access inclui novas encomendas, workshops, residências, kits de ferramentas, eventos de networking, performances, laboratórios criativos, entrevistas com artistas e filmes. Os principais objetivos do Europe Beyond Access são contribuir para a inovação artística de artistas com deficiência na Europa; revolucionar as opções de programação nas artes performativas europeias através da apresentação de trabalhos liderados por pessoas com deficiência e da criação de uma rede de programadores experientes interessados em contratar e apresentar estes artistas; aumentar o interesse no trabalho liderado por pessoas com deficiência; criar as melhores condições possíveis para o desenvolvimento, produção e apresentação de trabalhos de artistas com deficiência.
O projeto é cofinanciado pelo programa Europa Criativa da Comissão Europeia.
Data de publicação: 06.02.2025