A discussão sobre a utilidade da arte tem produzido inúmeras reflexões, que expressam visões distintas sobre a relação dos artistas, estado e sociedade nas diferentes arquitecturas de criação e difusão artística.
Este laboratório de pesquisa, experimentação e criação de arte pública, destinado a jovens artistas até aos 30 anos, que desenvolvam trabalho nas áreas das artes visuais ou mixed media, pretende estimular a criação e a reflexão sobre as práticas artísticas contemporâneas e a sua relação com o contexto social, político e cultural, apostando na promoção do trabalho de artistas emergentes.
No decurso do laboratório serão concebidas 6 instalações, a apresentar no espaço público do concelho de Vila Franca de Xira, subordinadas ao tema desta edição: “Pós (Industrial e Antropoceno): Novos paradigmas para a Contemporaneidade.”
DESTINATÁRIOS
Jovens artistas até aos 30 anos, que desenvolvam trabalho nas áreas das artes visuais ou mixed media.
CALENDARIZAÇÃO
O laboratório decorrerá de Março a Junho de 2025, num total de 6 sessões, a decorrer no Palácio do Sobralinho (Vila Franca de Xira), no Rui Soares Costa Studio (Olho de Boi, Almada) e nos espaços públicos designados pelos curadores.
O conjunto das 6 instalações será inaugurado no dia 7 de Junho, em diferentes espaços. As obras ficarão expostas até 29 de Junho de 2025.
BOLSA DE APOIO À CRIAÇÃO
Cada artista seleccionado terá direito a uma bolsa de apoio à criação/produção no valor de 1.500€ (IVA incluído). Este montante inclui fee do autor, aquisição de materiais, produção, deslocações, montagem e desmontagem. Após o período de exposição pública as obras ficarão na posse dos artistas. As despesas de promoção, catálogo e licenças, serão asseguradas pela Inestética.
CANDIDATURAS
Os candidatos deverão preencher formulário online, até 23 de Fevereiro, disponível em:
https://inestetica.com/laboratorios/open-call-laboratorio-de-coisas-inuteis/
_
FICHA ARTÍSTICA E TÉCNICA:
CURADORIA
Alexandre Lyra Leite, director artístico da Inestética, com formação na área do cinema e teatro; Rui Soares Costa (curador convidado), artista plástico com formação entre as ciências cognitivas e as artes visuais;
APOIO
República Portuguesa – Cultura / DGArtes – Direção-Geral das Artes
Câmara Municipal de Vila Franca de Xira
_
LINK PARA SITE:
www.inestetica.com