Programa de apoio à criação "Laboratórios de Verão" procura propostas para novas obras artísticas

oportunidade
Programa de apoio à criação "Laboratórios de Verão" procura propostas para novas obras artísticas
[candidaturas até 6 de abril]

"Consonâncias Efémeras", Sofia Morim + Filipe Carvalho . © Hugo Sousa / gnration

Estão abertas até 6 de abril as candidaturas do Programa de apoio à criação "Laboratórios de Verão", ao qual podem concorrer artistas ou coletivos do distrito de Braga ou do concelho de Vila do Conde que se proponham a desenvolver trabalhos artísticos originais nos domínios da imagem, som, interatividade, performance, música, dança ou no cruzamento entre estas áreas. 

O Programa é promovido pelo gnration (Braga), o CIAJG – Centro Internacional das Artes José de Guimarães (Guimarães) e a Solar – Galeria de Arte Cinemática (Vila do Conde).

Os projetos serão desenvolvidos em formato de residência artística entre julho e agosto de 2025. Posteriormente, os trabalhos criados terão apresentação pública em formato de instalação/exposição ou performativo nos três espaços — de 5 a 13 de setembro de 2025 no gnration, de 11 de outubro a 30 de novembro no CIAJG e de 6 de dezembro até 31 de janeiro de 2026 na Solar.

Aos projetos vencedores, o programa dos Laboratórios de Verão oferece também um apoio monetário no valor de 2.000 € (IVA incluído) por projeto, além de apoio técnico e de produção para a implementação das obras, acompanhamento curatorial e a possibilidade de apresentar os trabalhos no LAC – Laboratório de Atividades Criativas (Lagos). Nesta edição (a 10.ª), serão apoiados quatro projetos, perfazendo um apoio global no valor de 8.000 €.

Para concorrer, os candidatos deverão apresentar uma descrição da proposta artística, uma descrição dos requisitos logísticos, técnicos e de produção associados à mesma, biografia e portefólio dos autores, documento comprovativo de residência no distrito de Braga ou concelho de Vila do Conde (no caso do proponente não ser natural destes locais) e uma declaração de compromisso de desenvolvimento do projeto nas instalações do gnration, CIAJG ou Solar. Estes requisitos podem ser preenchidos através do formulário de candidatura disponível online em gnration.pt ou em ciajg.pt.

O anúncio dos projetos vencedores será a 9 de maio. O júri do programa é composto por Luís Fernandes (Direção Artística do gnration, Braga), João Terras (CIAJG, Guimarães), Mário Micaelo (Direção Artística da Solar – Galeria de Arte Cinemática, Vila do Conde) e Joana Pestana (curadora). 

Criado em 2015, o programa dos Laboratórios de Verão tem sido uma força motriz para a criação artística local e para a cultura contemporânea do território ao longo dos últimos dez anos. Ao todo, o programa criado pelo gnration apoiou quatro dezenas de projetos e mais de meia centena de artistas. 

Candidaturas em https://shorturl.at/vdMxT 


Laboratórios de Verão é uma ação promovida pelo gnration, pelo CIAJG – Centro Internacional das Artes José de Guimarães e pela Solar – Galeria de Arte Cinemática, e conta com o apoio da República Portuguesa – Cultura / Direção-Geral das Artes no âmbito da Rede Portuguesa de Arte Contemporânea (RPAC)


 

 

 


Data de publicação: 26.02.2025