O Programa Nacional Saber Fazer e o Município de Coruche promovem, no dia 1 de março, uma Conversa sobre Cortiça com os artesãos Adélio Real, Arlindo Pirralho, Paulo Nunes e António Luz, moderada por Carlos Faísca (Centro de Estudos Interdisciplinares da Universidade de Coimbra – CEIS20).
Inserida no âmbito do Laboratório Intervenção Territorial dedicado à cortiça, esta conversa tem como principal objetivo criar um ambiente de partilha de saberes e práticas nas áreas da produção, investigação, promoção e valorização dos trabalhos em cortiça.
A iniciativa decorre no Observatório do Sobreiro e da Cortiça (Zona Industrial do Monte da Barca, lote 41 Coruche) e é aberta ao público. A entrada é livre, sujeira à lotação da sala.
Os Laboratórios de Intervenção Territorial (LIT) consistem em propostas de dinamização dos lugares das práticas artesanais através do encontro, da cocriação, interdisciplinaridade e experimentação, dando visibilidade aos produtos e serviços artesanais de forma contextualizada, informada e criativa. Estes LIT têm por objetivo contemplar e proporcionar momentos de reflexão e partilha em torno de determinadas práticas artesanais, como forma de conhecimento das diferentes realidades do país e de identificação dos desafios apontados pelos intervenientes locais no sector das artes e ofícios: artesãos, unidades de produção, agentes patrimoniais, económicos, turísticos, entre outros.
→ Saiba + sobre o Programa Saber Fazer Portugal
Data de publicação: 27.02.2025