Iberescena lança microsite do Ano Ibero-Americano das Artes Cénicas

Cooperação Ibero-Americana
Iberescena lança microsite do Ano Ibero-Americano das Artes Cénicas
online

Coprodução "Teatro Bombón Gesell". FITEI 2023. Portugal. © Pedro Sardinha

Disponibilizar um mapeamento de espetáculos, seminários, palestras, colóquios, conversas, exposições, entre outras iniciativas que terão lugar nos países ibero-americanos ao longo de 2025 é o principal objetivo do novo microsite lançado pelo Programa Iberescena. A plataforma, que se assume como um espaço virtual dinâmico "onde o trabalho das e dos artistas do Espaço Cultural Ibero-Americano se torna visível e acessível", poderá ainda ser utilizado pelos próprios artistas (através de registo) para a divulgação das suas atividades.

Para Zaida Rico (Secretária Técnica do Programa), esta plataforma será "uma oportunidade essencial para reforçar a visibilidade do Ano Ibero-Americano das Artes Cénicas. Através do site, será também possível aceder a vídeos relacionados com as celebrações e à Mensagem Oficial Geografia do Encontro, escrita pela dramaturga, atriz, encenadora e cineasta guatemalteca Evelyn Price, a qual será lida, traduzida, publicada e divulgada nos diversos espaços e palcos de encontros que acontecerão em 2025 em todos os países do Espaço Cultural Ibero-Americano.

O Ano Ibero-Americano das Artes Cénicas conta com o apoio da Secretaria-Geral Ibero-Americana (SEGIB) e do Programa IBERESCENA. Sob o lema “Cenas da Diversidade”, este ano será dedicado a comemorar, a celebrar e a destacar o impacto positivo do circo, da dança, do teatro e das artes vivas nas nossas sociedades, promovendo o diálogo, a reflexão e uma cultura de paz nos 22 Países do Espaço Cultural Ibero-Americano.


A Direção-Geral das Artes é o organismo responsável pela operacionalização, em Portugal, do programa IBERCENA, desde novembro de 2019.


 

 


Data de publicação: 05.03.2025