Programa de residências artísticas no Japão recebe candidaturas até 21 de março

oportunidade
Programa de residências artísticas no Japão recebe candidaturas até 21 de março
arte contemporânea

Fotografia: Open Studio "East Cocoon Warehouse" . Eva Seiler (artista em residência - 2024)

Termina no próximo dia 21 de março (23:59:59 hora local:UTC+9) o prazo para apresentação de candidaturas ao programa de residências artísticas do Projeto ARCUS.

A residência terá lugar de 29 de agosto a 26 de novembro de 2025, no Estúdio ARCUS, em Ibaraki, cidade japonesa localizada no distrito de Higashiibaraki, na província de Ibaraki. 

O programa visa incentivar a criatividade e progressos artísticos no campo das artes visuais contemporâneas e facilitar o contacto com a comunidade local.

Através do apoio assegurado pelo programa, que conta com uma equipa de coordenadores e tutorias periódicas com um curador, os artistas podem pesquisar e explorar novas abordagens na sua prática e assumir novos desafios para a sua expressão artística. 

O programa dá particular ênfase a práticas baseadas em pesquisa e apresenta os resultados iniciais desses processos em estúdios abertos. Acolhe favoravelmente ideias para obras de arte e projetos que se desenvolvam a partir de encontros com pessoas, a terra e a cultura e que aspirem a formar espaços críticos abertos e internacionais.

Os candidatos deverão estar envolvidos na esfera das artes visuais contemporâneas ou noutros campos com esta relacionados; ser residentes fora do Japão e capazes de entrar no Japão legalmente; não estar matriculados numa instituição académica durante o período do programa, a menos que se trate de um programa de doutoramento; ser suficientemente fluentes na língua inglesa para comunicar com outros artistas e com a equipa.

O artista disporá de um estúdio, alojamento, passagem aérea de ida e volta, ajudas de custo e para pesquisa (540.000 JPY) e apoio de um diretor e coordenadores.

→ Mais informações e candidaturas

 

 


Data de publicação: 13.03.2025