O Fórum Dança, em Lisboa, receberá amanhã (29 março 2025, às 17h) o lançamento da publicação final da criação “Suores de Mel e a Morte Não Terá Domínio” de Joana von Mayer Trindade & Hugo Calhim Cristóvão, editada pelo Instituto de Filosofia da Universidade do Porto: Grupo de Investigação "Raízes e Horizontes da Filosofia e da Cultura em Portugal" e pela Nuisis Zobop - Associação Cultural de Criação, Investigação e Formação no Domínio das Artes Performativas.
Os artistas e autores farão uma breve apresentação dos temas e processos de criação, seguida de uma conversa com convidados especialistas.
A edição, com design de Matilde Santiago e Margarida Tomé Ribeiro, integra artigos e contribuições de Afonso Becerra, Armando Nascimento Rosa, Beatriz Coelho, Carlos Pimenta, Chris Page, Cláudia Marisa, Cristina Aguiar, Ezequiel Santos, Gustavo Pimenta, Hugo Calhim Cristóvão, Joana von Mayer Trindade, Lucia Marrodan, Luís Ramos, Manuela Hargreaves, Mário Correia, Michele Simi, Miguel Lobo Antunes, Nuno Matos Duarte, Pedro Fiuza, Rita Xavier, Rui Lopo, Sara Miguelote, Sofia Vilar Soares, Tiago Silva e Joana Cardinal e Jérémy Pajeanc.
"Suores de Mel e a Morte Não Terá Domínio emerge da criação de dança com o mesmo nome, realizada em2024. Celebrando os 50 anos da revolução de Abril na temática da Dança e da Heterodoxia, explora a insubmissão, a rebelião dos outros em nós, o fenómeno artístico como revolução perante o inerte e o rígido, através da pulsão dionisíaca de impulso, sonho e excitação de vida. O livro integra textos de investigadores e artistas de diversas áreas de atuação, fotografias originais e cadernos criativos de bailarinos, coreógrafos e equipa artística, miscigenando filosofia, dança e ação política num só movimento e num só objecto. A obra explora temas de dionisíaco, transgressão e insurreição do humano através da dança e da filosofia, invocando Nietzsche, Eduardo Lourenço, Natália Correia, bem como outros autores relevantes para o ato filosófico e criativo de que é parte integrante. A publicação não é apenas um registo do espetáculo, mas uma extensão viva do seu conteúdo, que propõe uma reflexão profunda sobre a insubmissão, o feminino e a resistência à conformidade, para o presente e para o futuro". (Forum Dança)
Data de publicação: 28.03.2025