Barbara says, design e comunicação inaugura a exposição "Paulo de Cantos (8+1=1) – Designer de Pedagogias", com curadoria de António Silveira Gomes e Cláudia Castelo, no dia 12 de abril, na Print Gallery Tokyo, Japão, com o apoio da Direção-Geral das Artes. A mostra ficará patente até 18 de maio de 2025.
"Paulo de Cantos (1892 - 1979) foi um diretor de liceu português, autor de livros auxiliares de educação e ávido colecionador de livros, e proeminente como reitor de uma Escola Pública localizada na movimentada cidade costeira da Póvoa de Varzim. Influenciado pelos movimentos de pedagogia progressista do início do século XX, começou a autopublicar uma série de livros escolares auxiliares onde experimentou, com diferentes níveis de domínio, métodos educativos através de esquemas de desenho técnico, informação visual, tipografia e artes do livro. Tirando partido da comunidade escolar onde estava inserido, testava as suas ideias na sala de aula durante o dia e imprimia os resultados à noite.
Cantos é o protagonista de uma “Outra História” do Design Gráfico que não está alinhada com as narrativas dominante nacionais e ocidentais. O seu estilo pode ser caracterizado pelo Modernismo Português, utilizando uma linguagem coloquial aliada a um discurso científico informado. Na sua intensa atividade editorial combinava uma imaginação efusiva com ideias racionalistas e um estilo satírico vernacular. O que não foi bem aceite pelo Ministério da Educação e pela comunidade local, na altura dominada pelo regime fascista do “Estado Novo”. A sua linguagem tipográfica e pedagógica invulgar era vista como uma transgressão (que foi ligeiramente tolerada) numa época promissora, mas conturbada para os movimentos pedagógicos contemporâneos, acabando por tornar a sua imagem excêntrica. Não obstante os seus métodos heurísticos eram eficazes, como se pode ver em alguns documentos sobreviventes de estudantes que guardaram os seus livros e os exercícios resultantes.
Nesta exposição reunimos um conjunto de livros, material impresso, desenhos e materiais tipográficos dando a conhecer a obra desde editor, pedagogo e tipógrafo amador".
Curadoria: António Silveira Gomes e Cláudia Castelo
LOCAIS, DATAS E HORÁRIOS
Print Gallery Tokyo, Japão
Duração da exposição: 12 de abril a 18 de maio 2025
Horário de visita: Sextas, sábados e domingos das 13h30 às 20h; e segundas dias 21 de Abril e 5 de Maio
Entrada livre
MAIS INFORMAÇÕES
www.instagram.com/barbarasays_designstudio/
www.barbarasays.com/
Data de publicação: 07.04.2025