Comemoração do Ano Ibero-Americano das Artes Cénicas está a decorrer no Chile

Cooperação Ibero-Americana
Comemoração do Ano Ibero-Americano das Artes Cénicas está a decorrer no Chile
[XL Reunião do Conselho Intergovernamental do IBERCENA termina hoje]

Espetáculo de abertura das comemorações do Ano Ibero-Americano das Artes Cénicas . Fotografia: "Sólo nos queda cantar", pelo grupo teatral La Patogallina . Créditos: chico trujillo

A apresentação da peça "Sólo nos queda cantar", do grupo teatral La Patogallina, abriu o programa de comemorações do Ano Ibero-Americano das Artes Cénicas, na terça-feira (8 de abril), na esplanada do Museu da Memória e dos Direitos Humanos (em Santiago, no Chile), reunindo organizações culturais, artistas e cidadãos em torno "de uma emocionante experiência teatral" que convidou o público a mergulhar na história recente do Chile através de "melodias e canções que marcaram diferentes gerações".

A iniciativa, apoiada pela Secretaria-Geral Ibero-Americana (SEGIB) e pelo Programa IBERCENA, e organizada pelo Ministério da Cultura, Arte e Património do Chile, contou com a presença da Ministra da Cultura, Artes e Património do Chile, Carolina Arredondo, da diretora do Museu da Memória e dos Direitos Humanos, María Fernanda García e do coordenador do Espaço Cultural Ibero-Americano da Secretaria-Geral Ibero-Americana (SEGIB), Enrique Vargas. Estiveram ainda presentes Javier Valenzuela, Zaida Rico (Presidente e Secretária Técnica do Programa IBERESCENA) e Américo Rodrigues (Diretor-Geral das Artes), entre outros representantes de diferentes países do Espaço Cultural Ibero-Americano.

Sob o lema “Cenas da Diversidade”, o Ano Ibero-Americano das Artes Cénicas é dedicado a comemorar, a celebrar e a destacar o impacto positivo do circo, da dança, do teatro e das artes vivas nas nossas sociedades, promovendo o diálogo, a reflexão e uma cultura de paz nos 22 Países do Espaço Cultural Ibero-Americano.

A decorrer em simultâneo (com as comemorações), a XL Reunião do Conselho Intergovernamental do Programa Ibercena vai estender-se até hoje (10 de abril). O encontro tem como objetivo estabelecer as Linhas Estratégicas do Programa para fortalecer as Artes Cénicas no Espaço Cultural Ibero-americano e conta, igualmente, com a presença do Diretor-Geral das Artes, Américo Rodrigues (representante de Portugal), e de representantes da Argentina, Brasil, Colômbia, Costa Rica, El Salvador, Espanha, Guatemala, Honduras, México, Panamá, Paraguai e Uruguai, além da República Dominicana, país convidado. Conta ainda com a presença da Secretaria-Geral Ibero-americana (SEGIB).

A Direção-Geral das Artes é o organismo responsável pela operacionalização, em Portugal, do programa IBERCENA, desde novembro de 2019.
 

 

 


Data de publicação: 09.04.2025 (atualizada a 10.04.2025)