Teatro Gíria apresenta "Sebastian" em São Paulo

Internacionalização
Teatro Gíria apresenta "Sebastian" em São Paulo
[com o apoio da DGARTES]

Foto: Grace Ribeiro

A companhia portuguesa Teatro Gíria apresenta pela primeira vez no Brasil o espetáculo “Sebastian”, um monólogo baseado no caso real de Sebastian Bosse, um jovem alemão de 18 anos que, em 2006, invadiu a sua antiga escola na Alemanha, feriu 27 pessoas e cometeu suicídio. A peça é apresentada hoje e amanhã (11 e 12 de abril), no Galpão do Folias, em São Paulo.

Com direção de Rodrigo Aleixo e interpretação de Francisco Monteiro Lopes, “Sebastian” apresenta-nos um monólogo construído a partir de uma pesquisa aprofundada nos diários, nas publicações e no vídeo gravado por Sebastian antes do ataque.

Em cena, Francisco Monteiro interpreta o jovem nos seus últimos momentos antes do atentado, articulando uma personagem que vive num "limbo constante entre o contar e o reviver, e o acusar e o procurar respostas”. Com uma proposta cenográfica marcada pelo minimalismo, os objetos em cena — uma cama, uma televisão, uma cadeira de escola e um balde — representam, em camadas simbólicas, outros espaços por onde Sebastian transita e dialoga com a plateia, como um quarto, uma cela, um reformatório, uma sala de aula, etc. 

O Teatro Gíria é uma estrutura de criação multidisciplinar que aposta na produção e difusão das artes performativas, focando-se principalmente no teatro, seja ele de repertório ou de criação, e nas novas dramaturgias portuguesas e europeias. A criação desta estrutura surge da vontade, e necessidade, de criar um novo espaço, humano e físico, de pesquisa, experimentação e liberdade, focado em questões contemporâneas.


FICHA TÉCNICA E ARTÍSTICA

Texto: Lars Norén
Tradução: José Peixoto
Direção: Rodrigo Aleixo
Atuação: Francisco Monteiro Lopes
Desenho de luz: Pedro Guimarães
Figurinos e adereços: Teatro Gíria, a partir da criação original de João de Vasconcelos
Produção: Teatro Gíria
Assistência de produção: Patrícia Fonseca
Produção local (SP/BR): Cícero de Andrade
Fotografia (cartaz): BirdyStudios
Assessoria de imprensa: Rafael Ferro e Pedro Madeira
Interpretação em Libras (11/04): Wesley Leal
Apoio: Espaço Galpão do Folias e MOSAICO Produções
Financiamento: República Portuguesa - Cultura / Direção-Geral das Artes


MAIS INFORMAÇÕES

www.teatrogiria.pt

 

 


Data de publicação: 11.04.2025