O Rumo do Fumo abriu candidaturas para o programa de apoio à criação artística contemporânea. As apresentações dos projetos deverão ser submetidas até 2 de maio.
A iniciativa, que pretende estimular a pesquisa e investigação de artistas emergentes, irá acolher duas residências, proporcionando aos projetos selecionados condições para o seu desenvolvimento durante um mês.
O Rumo do Fumo oferece 4 semanas de estúdio, uma bolsa no valor de 1.000 €, compensação de despesas de logística, consultadoria artística e organização de uma apresentação pública informal no Espaço da Penha.
O projeto deverá ser um trabalho original, em fase de criação e por estrear, na área da Dança e/ou Performance, e cada proponente com autoria coreográfica no projeto deve ter no máximo 3 criações com apresentação em contexto profissional, até à data da candidatura.
A apresentação do projeto deverá incluir identificação, descrição, objetivos a atingir, biografias da equipa, calendarização prevista e menção a outros apoios existentes; e deverão ser enviados vídeos de projetos anteriores.
A candidatura deverá ser submetida em Português ou Inglês.
O períodos de Residência Artística decorrerão de 4 a 29 de agosto de 2025, com apresentação pública informal a 29 de agosto, e de 29 de setembro a 24 de outubro de 2025, com apresentação pública informal a 24 de outubro.
O Rumo do Fumo é apoiado pela República Portuguesa - Cultura / Direção-Geral das Artes
Data de publicação: 15.04.2025