DGARTES acolhe delegações da Noruega e da Roménia nos Açores para última etapa de projeto de cooperação bilateral no âmbito dos EEA Grants

cooperação Internacional
DGARTES acolhe delegações da Noruega e da Roménia nos Açores para última etapa de projeto de cooperação bilateral no âmbito dos EEA Grants
[EEA Grants]

A Direção-Geral das Artes (DGARTES) acolheu, entre 7 e 12 de abril, na Ilha de São Miguel (Açores), as delegações da Arts and Culture Norway e da Unidade de Gestão do Programa Cultura EEA Grants da Roménia, no âmbito da última atividade do projeto de cooperação bilateral desenvolvido ao abrigo do Fundo de Relações Bilaterais do Programa Cultura EEA Grants.

A iniciativa reuniu um total de 15 participantes, entre representantes institucionais das três entidades envolvidas - DGARTES, Arts and Culture Norway (Kulturdirektoratet) e a Unidade de Gestão do Programa Cultura da Roménia (Unitatea de Management a Proiectului - UMP) - e programadores de festivais dos três países. Esta visita marcou o encerramento de um projeto iniciado em fevereiro de 2024, que ao longo de mais de um ano promoveu o reforço das relações bilaterais, o trabalho em rede e a partilha de boas práticas entre entidades culturais de Portugal e dos países doadores do mecanismo financeiro EEA Grants.

Centrando-se na reflexão em torno da sustentabilidade na criação e produção artística, a atividade proporcionou uma plataforma de intercâmbio e colaboração com agentes locais, através da participação no festival TREMOR - reconhecido internacionalmente pelas suas práticas sustentáveis. Os participantes integraram ações como “Tremor Todo-o-Terreno” e “Tremor na Estufa”, e assistiram a projetos colaborativos como o concerto “Som Sim Zero”, que envolveu artistas e organizações locais, incluindo a Associação de Surdos da Ilha de São Miguel, a Associação Âncora da Vila e a Escola de Música de Rabo de Peixe, em colaboração com o saxofonista francês Guillaume Perret.

O programa incluiu ainda um workshop sobre sustentabilidade nas artes, dinamizado pela investigadora Vânia Rodrigues, com a participação do cofundador do festival, António Pedro Lopes. Durante a sessão foi apresentado o estudo “A Parte pelo Todo – Práticas Ecológicas e Sustentáveis nas Artes Performativas em Portugal”, resultado de uma parceria entre a DGARTES e o Centro de Estudos Interdisciplinares da Universidade de Coimbra.

As delegações tiveram também a oportunidade de visitar o espaço Vaga – arte e conhecimento, gerido pela Associação Cultural Anda & Fala, entidade reconhecida como de utilidade pública pelo Governo Regional dos Açores. A visita incluiu a apresentação da exposição coletiva Ultra - Periféricas, patente até 26 de abril, promovendo mais um momento de valorização e internacionalização da produção artística nacional.

Este encontro final reforça os compromissos assumidos pelas organizações envolvidas em torno da cooperação cultural, da sustentabilidade e da capacitação das redes artísticas e institucionais, valorizando as singularidades dos territórios e das comunidades com que dialogam.

 

 


Data de publicação: 16.04.2025