1.º Encontro "Arte e Periferias Urbanas" reuniu projetos para reflexão sobre a criação artística em território urbano

Encontro
1.º Encontro "Arte e Periferias Urbanas" reuniu projetos para reflexão sobre a criação artística em território urbano

A Direção-Geral das Artes (DGARTES) e a Agência para a Integração, Migrações e Asilo, I.P. (AIMA) organizaram, no dia 16 de abril, o 1.º Encontro de Projetos "Arte e Periferias Urbanas", acolhido pela Cooperativa de Habitação e Construção 25 de Abril 1974, na Amora, Seixal.

A iniciativa reuniu, pela primeira vez, as equipas dos projetos apoiados pelo programa da Direção-Geral das Artes em parceria com a AIMA, cujo financiamento envolveu um total de 32 entidades parceiras de 9 concelhos com o objetivo de, através das artes, contribuir para a valorização das dinâmicas culturais e socio territoriais em contexto urbano.

O Encontro contou com as participações de David J. Amado e Rolaisa Embaló, responsáveis pelo projeto "Ballet para todos" e com as intervenções de Paulo Silva, Presidente da Câmara Municipal do Seixal, Marta Feio (vogal da AIMA), Américo Rodrigues, Diretor da DGARTES, e Alberto Santos, Secretário de Estado da Cultura.

Catarina Carvalho moderou a Conferência "De que falamos quando falamos de periferias?", com Diego El Gavi e Isabel Craveiro.

Durante a tarde, os participantes foram convidados a participar na sessão de trabalho "Da Proposta à Prática – Reflexões sobre a implementação no Território" orientada por António Brito Guterres e Rodrigo Faria, que inclui a apresentação dos projetos financiados e a reflexão sobre os aspetos práticos e os desafios da sua operacionalização no território.

O Programa de Apoio em Parceria “Arte e Periferias Urbanas” resultou do Acordo de Parceria celebrado, em março de 2024, entre a Direção-Geral das Artes (DGARTES) e a AIMA com o objetivo de fomentar a coesão territorial em contexto urbano.

Os dez projetos financiados decorrerão até ao final de outubro de 2026 no Bairro PER 11 (freguesia de Santa Clara, concelho de Lisboa), na Serra das Minas (Rio de Mouro, Sintra), Massamá e Monte Abraão (União das freguesias de Massamá e Monte Abraão, Sintra), Cova da Moura (Águas Livres, Amadora), Bairro Social das Enguardas (São Vítor, Braga), São Victor (Bonfim, Porto), Avintes (Vila Nova de Gaia), Bairro 25 de Abril (Amora, Seixal), ARU da Encosta de São Vicente (Santa Maria, São Pedro e Matacães, Torres Vedras) e Bairros da Esperança e das Pedreiras (União das freguesias de Beja - Salvador e Santa Maria da Feira, Beja). Dos 10 projetos financiados, quatro correspondem à região da Grande Lisboa, três à região Norte, um à Península de Setúbal, um ao Oeste e Vale do Tejo e um ao Alentejo.

 


Conheça os projetos apoiados pelo Programa Arte e Periferias Urbanas


 

 

 


Data de publicação: 17.04.2025