Estão abertas até ao dia 14 de maio as inscrições para a ASSEMBLEIA DE PROGRAMADORES e ENCONTRO DIÁLOGOS EM REDE que vão acontecer nos dias 26 e 27 de maio, no Auditório Municipal Augusto Cabrita, no Barreiro.
A realização anual de uma Assembleia de Programadores constitui um dos objetivos do plano de ação da Rede de Teatros e Cineteatros Portugueses. Nesse sentido, uma vez que estamos a finalizar um ciclo de apoio (2022-2025), a meio de outro (2024-2027) e na iminência de lançar um terceiro ciclo de apoio à programação RTCP (2026-2029), consideramos ser este o momento oportuno para a realização deste encontro entre os Programadores e Diretores Artísticos, por ocasião da organização de mais uma edição do Diálogos em Rede. Este plenário inaugural contribuirá naturalmente para um reconhecimento entre pares, assim como permitirá vislumbrar a múltipla diversidade de contextos e realidades nos vários territórios.
Pretende-se ainda que esta Assembleia, que decorrerá no dia 26 de maio, contribua com mais um passo, fundamental, no processo de consolidação da RTCP, que constitua um momento de democratização cultural onde seja possível continuar a monitorizar desafios e oportunidades.
No dia a seguir, 27 de maio, realizar-se-á mais uma edição dos Diálogos em Rede. Estes encontros são, a par das conferências realizadas, oportunidades para que criadores e programadores se possam conhecer e articular para futuras colaborações, coproduções e circulações. A sua importância tem sido expressa pelos participantes e saudada como relevante no panorama da programação descentralizada e da valorização da cultura nos territórios. Esta iniciativa consiste na realização de apresentações, na parte da manhã, pelas entidades artísticas e equipamentos participantes, estando a parte da tarde reservada para reuniões entre os vários intervenientes.
Pretende-se:
. incentivar e promover a interação entre criadores e programadores, estabelecendo um diálogo dinâmico, baseado em apresentações e conversas que facilitem a troca de conhecimentos e experiências pessoais;
. potenciar a comunicação como uma ferramenta agregadora, permitindo a quem participa descobrir projetos e interesses comuns independentemente da sua localização geográfica;
. reforçar a coesão da rede e a colaboração entre os seus membros;
. articular dinâmicas de cooperação tendo em vista o concurso de apoio à programação RTCP (a abrir até ao final de maio de 2025).
A Direção-Geral das Artes continua assim empenhada em promover o diálogo entre os vários agentes culturais, nomeadamente entre programadores e artistas.
→ FORMULÁRIO DE INSCRIÇÃO AQUI
→ PROGRAMA DISPONÍVEL AQUI
Data de publicação: 29.04.2025