"Paraíso, hoje." inaugura o Pavilhão de Portugal em Veneza já na próxima semana

Internacionalização
"Paraíso, hoje." inaugura o Pavilhão de Portugal em Veneza já na próxima semana
Bienal de Veneza

Paraíso, hoje., com curadoria de Paula Melâneo, Pedro Bandeira e Luca Martinucci e curadoria-adjunta da arquiteta paisagista Catarina Raposo e do videoartista Nuno Cera, ocupará o Pavilhão de Portugal na Bienal de Veneza a partir do próximo dia 10 de maio. O projeto apresenta um ambiente híbrido, físico e digital: um cruzamento entre arquitetura, tecnologia e arte origina uma experiência imersiva, ativada pela presença do visitante. Através de som e imagem, destaca a interdependência entre paisagem e ação humana, uma breve viagem entre a catástrofe e a sua regeneração, promovendo uma reflexão sobre o equilíbrio entre os ambientes culturais e naturais.

Paraíso, hoje. articula-se segundo dois eixos: uma instalação interativa e um Atlas de imagens, que apresenta uma reflexão crítica sobre o território contemporâneo Português. Enquanto arquivo de imagens, coletivo e participativo, o Atlas analisa o papel da arquitetura em diferentes escalas e contextos. Organizado em temas como regeneração, redes, lazer ou simulacro, questiona de que forma construímos, habitamos e percecionamos o espaço que nos rodeia. O Atlas inclui uma seleção alargada de projetos atuais, bem como de propostas recebidas através da open call “Onde fica o Paraíso?”.

O programa inaugural do Pavilhão de Portugal na 19.ªExposição Internacional de Arquitetura La Biennale di Venezia tem lugar nos dias 8, 9 e 10 de maio. 
Para além da visita da imprensa internacional e da inauguração oficial, com a presença da Ministra da Cultura, Dalila Rodrigues, e do Diretor-Geral das Artes, Américo Rodrigues, terão lugar dois debates, um sobre o tema Paraíso, hoje., outro sobre os desafios e dilemas das representações nacionais em Veneza.

 

A Representação Oficial Portuguesa na 19.ª Exposição Internacional de Arquitetura - La Biennale di Venezia é comissariada pela DGARTES.

 

SITE DO PROJETO
https://www.paraisohoje.pt/

 

 

 


Data de publicação: 02.05.2025