O Estado do Mundo (Quando Acordas) vai integrar a programação do Festival 10 Sentidos (Valência, Espanha). Trata-se do primeiro espetáculo de um díptico sobre o tema da crise climática, concluído pela associação cultural Formiga Atómica em 2024 com o espetáculo Terminal (O Estado do Mundo). A peça é coproduzida pelo LU.CA – Teatro Luís de Camões, pelas Comédias do Minho, pelos Materiais Diversos e pelo Théâtre de la Ville e conta com o apoio da Direção-Geral das Artes.
Com texto de Inês Barahona e Miguel Fragata, e interpretação de Edi Gaspar, O Estado do Mundo (Quando Acordas) conta a história de Edi, um rapaz de 8 anos que "todos os dias consome e descarta muitas coisas". A peça coloca em cena "relações de causa-efeito entre pequenos gestos e grandes consequências".
O Festival 10 Sentidos visa "trazer à tona questões que preocupam a comunidade e destacar o papel da arte como catalisadora da ação social" através de uma abordagem crítica e reflexiva. A cada edição, a programação é estruturada em torno de um tema que proporciona uma reflexão aberta aos criadores participantes, em diálogo com o público e os cidadãos. Fundado em 2011 pelas coreógrafas e bailarinas Meritxell Barberá e Inma García, da companhia de dança Taiat Dansa, o Festival dedica-se à pesquisa de novas linguagens artísticas, à interdisciplinaridade e à transversalidade, "gerando conhecimento e criando um espaço de relacionamento" totalmente aberto a artistas emergentes e consolidados, e a propostas locais, nacionais e internacionais.
Data de publicação: 06.05.2025