A DGARTES e a London Design Biennale assinaram um acordo de cooperação com vista ao apoio à representação portuguesa na edição de 2025 desta bienal, que decorrerá entre 5 e 29 de junho, na Somerset House, em Londres.
Para a sua 5ª edição, a organização da Bienal dirigiu convite à curadora Andreia Garcia, que pretende concretizar uma investigação exploratória e transdisciplinar que cruze várias áreas do conhecimento com a prática artística, como resposta ao impacto que as tecnologias emergentes vêm a infligir na paisagem e nas ecologias locais, pondo em evidência cenários apocalípticos provocados pelo uso desenfreado do nosso planeta em prol de lógicas imediatistas e economicistas.
Através do desenvolvimento de pensamento crítico, a curadora considera mais pertinente a reflexão sobre o planeta terra como um todo, incluindo os seus processos metabólicos, do que sobre ecossistemas específicos e individuais. Desta forma, aborda uma perspetiva otimista sobre estratégias regenerativas na conceção de futuros de base biológica, centrados em ecossistemas completos, para além dos humanos.
O projeto expositivo integra um ecrã, situado num ambiente escuro e imersivo, onde serão apresentados os resultados do trabalho artístico, a que se junta uma dimensão de espacialização de som. Consiste numa exposição multimédia, em português, com legendas em inglês, podendo ser posteriormente adaptada a outros contextos, em regime de itinerância.
Sobre a London Design Biennale 2025:
Sob o tema “Surface Reflections”, esta edição pretende explorar o desenvolvimento do processo criativo em que as ideias individuais são alimentadas por experiências próprias e influências externas. Através da apresentação de trabalhos de participantes de todo o mundo, líderes na inovação, criatividade e pesquisa em Design, a Bienal defende a importância e a relevância universal desta área artística na vida e cultura contemporâneas. tem como objetivo promover a colaboração internacional, através do papel global do Design, com exposições e instalações que demonstram a ambição de criar soluções universais para problemas que dizem respeito a todos. Esta Bienal assume-se assim como um evento propício para reunir propostas de Design contemporâneo, líder mundial na inovação, criatividade e investigação.
+ info: https://londondesignbiennale.com/
Edições anteriores:
A DGARTES financiou a participação portuguesa na London Design Biennale em 2016, com a instalação “UN/BIASED”, do curador Manuel Lima, com design de Marta de Menezes e Pedro Miguel Cruz, e em 2023, com a intervenção “Open your mouth – a manifesto”, da artista Rita Soeiro.