Slash Transition abriu candidaturas

oportunidade
Slash Transition abriu candidaturas
[residência | artes sonoras]

Decorre até 31 de maio de 2025 o prazo para candidaturas ao concurso Slash Transition, numa nova edição que irá decorrer de 2025 até 2027.

Lançado em 2016, Slash foi constituído com o intuito de fomentar a formação e mentoria no campo das artes sonoras, mediante programas de experimentação e soluções colaborativas entre artistas sonoros e empreendedores.

O Slash é liderado pela Trempo (Nantes, França) com seu departamento de Música e Transições. A plataforma reúne parceiros em toda a Europa e além desta, incluindo centros culturais, universidades, municípios, festivais, estações de rádio, entre outros e é cofinanciado pela União Europeia no âmbito da sua ação preparatória Music Moves Europe e do programa Europa Criativa (projeto de cooperação de média escala).

Além da entidade-líder (Trempo, de Nantes - França), o projeto inclui os seguintes parceiros: 

Lançada em 2016, a iniciativa / plataforma Slash visa experimentar diversos projetos e novas formas de apoiar músicos europeus. Foram já realizados dois projetos como parte do Slash: Slash - EMI (Incubadora Europeia de Música), entre 2016 e 2018, e o Programa Slash (1 e 2), entre 2019 e 2022, que se debruçaram sobre temas específicos relativos ao futuro dos artistas musicais. Para o período de 2023 a 2027, foi criado o Slash Transition, um novo projeto que explora o lugar e o papel  da música e dos artistas sonoros em territórios em transformação.

Assim, o programa Slash Transition, lança, agora, numa segunda fase (2025-2027), um convite à apresentação de candidaturas com vista à seleção de cinco artistas provenientes da Áustria, França, Geórgia, Portugal e Tunísia, no campo da criação sonora.

 

Cronograma 

• programa de formação de dez dias em Nantes (França), a realizar em dezembro de 2025.

• residência mínima de três semanas durante o primeiro semestre de 2026, com remuneração justa e orçamento de produção dedicado à residência.

• encontros online adicionais para intercâmbio e relatórios contínuos entre setembro de 2025 e novembro de 2026 (cerca de 1 por mês).

•  convenção final do projeto em Lisboa (Portugal), em outubro de 2026, com obras expostas paralelamente ao Festival MIL.

Mais informações e candidaturas

 

 

 


Data de publicação: 07.05.2025