O projeto "Mind The Gap" procura quatro compositoras e pessoas não-binárias para integrar uma obra musical coletiva. A iniciativa visa promover, valorizar e amplificar o trabalho de criadoras musicais europeias de todas as idades e identidades de género sub-representadas.
Liderada por Piano and Co (França), Miso Music Portugal (Portugal), Sansusī (Letónia) e Pro Progressione (Hungria), a iniciativa pretende "criar um espaço onde o trabalho destas compositoras tenha o reconhecimento que merece".
A peça a ser criada deve ser construída segundo o conceito de Cadavre Exquis — uma metodologia criativa em que cada parte é composta com base nos últimos 30 segundos da parte anterior, sem conhecimento integral da obra — e tem estreia mundial prevista para janeiro de 2027, em Budapeste (no TransparenSound New Music Festival), antecedida de uma gravação ao vivo no último trimestre de 2026 em Lisboa, no O'culto da Ajuda.
O ensemble contará com 12 músicos oriundos de vários agrupamentos dos países parceiros, como o TRIO AND CO, Ensemble Links e Sond’Ar-te Electric Ensemble, sob direção do maestro Rémi Durupt.
Quatro compositoras já foram selecionadas. A convocatória agora aberta procura completar o grupo, com vagas destinadas a pessoas de nacionalidade ou residência em França, Portugal, Letónia e/ou Hungria.
O júri será composto por Nathalie Négro, Rémi Durupt, Orsolya Kaincz, Miguel Azguime e Krists Auznieks.
A data limite para candidaturas é o dia 15 de junho de 2025 (23h59 CET) e para pedidos de esclarecimento é o dia 10 de junho de 2025.
→ saiba +
Data de publicação: 07.05.2025
Fonte: Miso Music Portugal e Europa Criativa