Projeto "Manifestos para depois do Fim do Mundo" é apresentado amanhã em Itália

Internacionalização
Projeto "Manifestos para depois do Fim do Mundo" é apresentado amanhã em Itália
[com o apoio da DGARTES]

© Leonor Fonseca

Os Possessos apresentam "Manifestos para depois do Fim do Mundo" no próximo fim de semana (10 e 11 de maio) no festival POLIS Teatro, em Ravena (Itália), numa colaboração com a companhia Spazio A. Trata-se de um projeto de Isabel Costa iniciado em 2019, sobre manifestos escritos depois de 2000, e tem como objetivo a tradução de textos inéditos e a sua apresentação, "contrariando o papel histórico deste género literário que tende a ser panfletário". Em "Manifestos Para Depois do Fim do Mundo", o texto é dito ao espetador de forma não impositiva, convidando-o para uma reflexão em conjunto. 

O espetáculo é inspirado no trabalho curatorial de Hans Ulrich Obrist e conta com as interpretações de Rendy Anoh, Camilla Berardi, Beatrice Cortesi, Anna Dall’Olio, Irene De Simone, Marco Montanari e Marco Saccomandi.

"Sete atores interpretam diferentes manifestos, escritos depois de 2000. Cada manifesto é dito de forma intimista, apenas para um pequeno grupo de espetadores, de forma a contrariar a leitura tradicional de um manifesto, que tende a ser panfletária. Está na base deste espetáculo a vontade de transmitir palavras atentas que falam do mundo de hoje, mensagens de esperança, palavras do mundo e palavras do quotidiano".

Depois de Lisboa, Dresden, Havana e Ravena, será apresentado, no final do ano, em São Miguel no Festival Walk&Talk (coprodutor do espetáculo desde 2023).

O projeto integra o European Festivals Fund for Emerging Artists - EFFEA - uma iniciativa European Festivals Association EFA (cofinanciado pela União Europeia) e conta com o apoio da República Portuguesa - Cultura / Direcção Geral das Artes.

 

 


Data de publicação: 09.05.2025