A inauguração oficial do Pavilhão de Portugal aconteceu na tarde de ontem na Fondaco Marcello, o espaço que acolhe o projeto PARAÍSO, HOJE., com curadoria de Paula Melâneo, Pedro Bandeira e Luca Martinucci e curadoria-adjunta da arquiteta paisagista Catarina Raposo e do videoartista Nuno Cera.
A abertura oficial contou com cerca de 200 convidados, dos quais se destacam a Ministra da Cultura, Dalila Rodrigues, o Diretor-Geral das Artes, Américo Rodrigues e outras personalidades como a Cônsul Honorária de Portugal em Veneza, Donatella Perruccio Chiari, o Embaixador de Portugal em Roma, Bernardo Futscher Pereira e dezenas de reconhecidos arquitetos, artistas, curadores, imprensa portuguesa e internacional, que fizeram questão de acompanhar a visita guiada à exposição orientada pelos curadores.
Um Atlas com 700 imagens do território e uma instalação digital sensível aos movimentos dos visitantes compõem PARAÍSO, HOJE., projeto que ficará patente na 19.ªExposição Internacional de Arquitetura La Biennale di Venezia até 23 de novembro, sob o tema geral "Intelligens. Natural. Artificial. Collective".
O público vai poder ver a exposição a partir de amanhã, dia 10 de maio.
→
Pavilhão de Portugal
10.05 –– 23.11.2025
10h00 às 18h00, Entrada livre
Fondaco Marcello
Calle del Traghetto
San Marco 3415
Veneza
_
fotos: Raul Betti